O presidente da Associação Cearense do Ministério Público, promotor de Justiça Rinaldo Janja, está presente na reunião do Conselho Deliberativo da entidade.

altA Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) realiza, nessa terça-feira (17), reunião ordinária do conselho deliberativo. Participam da reunião os integrantes da diretoria da entidade e os presidentes das Associações dos Ministérios Públicos dos estados e do Distrito Federal. O presidente da ACMP, promotor de Justiça Rinaldo Janja (foto), está presente.
 
Entre os assuntos da pauta está a Proposta de Emenda à Constituição n.º 37 de 2011, em tramitação na Câmara dos Deputados. De autoria do deputado Lourival Mendes (PTdoB-MA), a proposta acrescenta um parágrafo ao artigo 144 da Constituição Federal, para estabelecer que a apuração das infrações penais será competência privativa das polícias federal e civil. Atualmente, por determinação constitucional, o Ministério Público e outras instituições também exercem a atividade de investigação criminal.
 
Outro tema que será abordado na reunião é o Projeto de Lei da Câmara n.º 2 de 2012, que cria fundos de previdência complementar para a aposentadoria dos servidores públicos federais. No último dia 28 de março, o plenário do Senado aprovou a matéria. Os servidores que ingressarem no setor público após o início do funcionamento dos fundos terão aposentadoria limitada ao teto do Regime Geral da Previdência Social (RGPS) – hoje de R$ 3.916,20.
 
Também na reunião, será discutido o Projeto Associativo desenvolvido pela Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). A ex-presidente da entidade e atual secretária de Justiça do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, falará sobre a iniciativa.
 
Fonte: Conamp