Representantes do Bradesco e da Caixa Econômica, bem como da Associação Brasileira de Cartões (ABC) e das empresas contratadas para a execução do serviço, já foram ouvidos.

A investigação do caso dos consignados pelo Ministério Público Estadual apresenta estágio avançado. De acordo com o titular Promotoria de Defesa do Patrimônio Público, Ricardo Rocha, representantes do Bradesco e da Caixa Econômica, bem como da Associação Brasileira de Cartões (ABC) e das empresas contratadas para a execução do serviço, já foram ouvidos.

Na última terça-feira, a Promotoria deu despacho requisitando que Bradesco e Caixa Econômica forneçam a relação das empresas contratadas pelos bancos para intermediar os empréstimos consignados aos servidores públicos estaduais e qual a participação de cada uma delas desde 2009 até hoje.

O genro do chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho, Luis Antonio Ribeiro Valadares, proprietário da CCI e administrador da Promus, empresas contratadas pela ABC para gerenciar o crédito consignado, também já compareceu à Promotoria para dar informações sobre o caso. Segundo o promotor, um procedimento administrativo foi instaurado desde setembro do ano passado, quando Heitor Férrer formalizou denúncia no órgão.

Conforme ele explica, todos os ouvidos negam as denúncias. “Mas esse tipo de denúncia a gente só consegue confirmar se é verdadeira ou não através da documentação. E ela está sendo colhida e o que está sendo colhido está sendo analisado”, garantiu.

Se as denúncias forem confirmadas, a Promotoria entrará com ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra as pessoas envolvidas. O caso será encaminhado também ao Decon.

O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Arialdo Pinho, também será chamado a prestar esclarecimentos. De acordo com Ricardo Rocha, “toda a investigação gira em torno do suposto favorecimento na contratação das empresas que gerenciam o serviço, que teria sido causado por ele”, conforme denúncias do deputado.

O titular da Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag), Eduardo Diogo, afirmou que já tem “juízo de valor” sobre a nota entregue pela ABC na tarde da última terça-feira.Ele só se pronunciará sobre o caso, depois de se reunir com o governador do estado, Cid Gomes.

A reportagem tentou entrevistar Arialdo Pinho, às 20h15min, por meio da assessoria de comunicação do Governo do Estado, mas até o fechamento desta página não obteve retorno. O POVO tentou ontem contato com a ABC, durante toda a tarde de ontem, mas a assessoria de comunicação informou que a empresa não falará com a imprensa.

Enquete da semana

O caso dos consignados foi o tema mais votado na enquete da semana da seção Você Faz O POVO, do portal O POVO Online. O assunto recebeu 53,3%dos votos dos internautas. A seção Você Faz O POVO (http://www.2011.opovo.com.br/vocefazopovo/) lança uma nova enquete sempre às segundas-feiras e a votação é feita até terça-feira. Ao longo da semana, o tema escolhido é trabalhado pelos veículos do Grupo de Comunicação O POVO.

Sugestão do leitor

Você pode enviar sugestões de pauta, fotos ou vídeos pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones

Fonte: O Povo/CE