O documento é assinado pelos promotores de Justiça Iran Sírio e José Filho, coordenadores do Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim).

O Ministério Público do Estado enviou recomendação ao secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Francisco Bezerra, para que a secretaria “passe a informar à sociedade os dados estatísticos reais sobre o índice de criminalidade”. O documento é assinado pelos promotores de Justiça Iran Sírio e José Filho, coordenadores do Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim).

“A própria imprensa nos procurou, informando que a secretaria está omitindo dados, dificultando o acesso. A população tem o direito de ser informada. É um direito constitucional”, lembra Iran. O promotor cita ainda que a SSPDS deixou de disponibilizar dados que eram divulgados no site pela Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

No dia 17 de janeiro, a SSPDS divulgou estatísticas sobre a criminalidade no Ceará. Somente os números positivos foram elencados. Crimes que não tiveram redução – como latrocínio, roubo e furto a veículos – ficaram de fora da apresentação. As informações divulgadas causaram estranheza em pesquisadores da violência.

“Alguns órgãos (de imprensa) contestaram (as informações) porque não estavam batendo com os dados apurados por eles”, informa Iran. “Não se pode ficar mascarando os dados”, complementa o promotor José Filho. Caso a SSPDS não aceite a recomendação, o MP pode entrar com uma ação civil pública na Justiça para obrigar a divulgação dos dados. Se a omissão persistir, o Caocrim pretende fazer uma investigação para apurar por que a SSPDS tem dificultado o acesso às estatísticas e também a veracidade das informações divulgadas.

O POVO ligou sete vezes para a assessoria de imprensa da SSPDS, mas nenhuma ligação foi atendida. A reportagem também entrou em contato com a coordenadora de imprensa do Governo, Christianne Sales. Segundo ela, apenas a SSPDS pode se pronunciar sobre o caso.

E agora

ENTENDA A NOTÍCIA

Se a Secretaria da Segurança não acatar a recomendação, o Ministério Público pode entrar com uma ação civil pública na Justiça para obrigar a divulgação completa de dados sobre a criminalidade no Ceará.

Fonte:O Povo/CE