Homem informou que três pessoas de Fortaleza moravam com ele. Ele é a quarta pessoa presa na cidade por crime eleitoral, diz promotor de Justiça Sérgio Maia Louchard.

Um homem foi preso no fórum eleitoral da cidade de Canindé, a 120 km, na segunda-feira (14), por cometer crime eleitoral. Segundo o promotor Sérgio Maia Louchard, o homem confessou ter conseguido endereços falsos para três pessoas diferentes. “Ele confessou que as três pessoas que declararam morar na casa dele, na verdade, residem em Fortaleza”, disse Louchard.

“Essa é uma prática comum, mas difícil de se pegar”, afirmou. Ele explica que, para ganhar mais votos nas respectivas zonas eleitorais, muitos oferecem favores pessoais a pessoas dispostas a retirarem os títulos de eleitor em endereços diferentes daqueles em que realmente residem. Mas tal prática é considerada crime eleitoral. Outras três pessoas foram pressas em flagrante na semana passada pelo mesmo motivo em Canindé.

Para tentar evitar este tipo prática, durante o prazo dado pela Justiça Eleitoral para emissão de títulos para as eleições deste ano, servidores fiscalizaram as filas em Canindé. “Fizemos isso para evitar abusos. Há muitos que fazem captação de pessoas, trazem em paus de arara. Muitos [eleitores] se iludem com promessas, acham até que vão ganhar casas”, afirmou Louchard, reforçando sobre a dificuldade em identificar os casos.

Foi devido a este trabalho preventivo que o promotor chegou ao suspeito preso na segunda-feira. De acordo com Louchard, o homem realizava propaganda eleitoral antecipada no Facebook e, ao checar os dados dele no cartório, percebeu que outras pessoas haviam transferido o título para Canindé utilizando o endereço do suspeito. “Ele confessou quando perguntei. Não falou de motivos, disse que eram amigos”, disse. O homem foi levado para a sede da Polícia Federal em Fortaleza.

Fonte: G1/CE