A premiação, promovida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), é dividida em quatro categorias: Jornalismo Impresso (Revista), Jornalismo Impresso (Jornal), Televisão e Rádio.

Estão abertas as inscrições para o I Prêmio CNPG de Jornalismo. A premiação, promovida pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), é dividida em quatro categorias: Jornalismo Impresso (Revista), Jornalismo Impresso (Jornal), Televisão e Rádio. O vencedor de cada categoria receberá R$ 10 mil. Podem concorrer somente matérias publicadas ou veiculadas de 7 de abril de 2011 a 7 de maio de 2012. O presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), César Mattar Jr., compõe a banca julgadora do prêmio, cujo resultado será divulgado em solenidade no dia 17 de agosto, no Rio de Janeiro.
 
Para se inscrever, é só acessar a página da premiação na internet (http://conamp.personata.com.br/PSRel/redirLink.asp?iidlink=238&iidpesquisa=1000&iidcliente=xxiidclientexx&idigito=xxidigitoxx). No site, o interessado pode ler o regulamento, baixar e preencher as fichas de inscrição ou tirar dúvidas. As inscrições vão até o dia 11 de junho.
 
Serão premiadas matérias jornalísticas com impacto social da atuação do MP nas seguintes áreas: Meio Ambiente e Patrimônio Cultural; Infância e Juventude; Patrimônio Público; Consumidor; Combate a Organizações Criminosas; Educação; Direitos do Cidadão; Direitos Humanos; Criminal; Cível; Eleitoral; Controle Externo da Atividade Policial; Saúde; Portador de Necessidades Especiais; Idosos; Tráfico de Seres Humanos e Violência Doméstica; Trabalho Escravo; Trabalho Infantil; e Índios e Minorias.
 
De acordo com o presidente do CNPG, Cláudio Lopes, o I Prêmio CNPG de Jornalismo tem o objetivo de contemplar os melhores trabalhos da imprensa que mostram a atuação do Ministério Público brasileiro como agente de transformação social, em prol da sociedade brasileira. “Ao realizarmos nosso trabalho, contamos com um aliado natural, na busca pela preservação do estado de direito e das conquistas do cidadão: a imprensa, que, atuando igualmente em busca da verdade dos fatos, aponta erros e cobra resultados em todos os nívei s – federal, estadual e municipal, em nome da sociedade que nós, igualmente, defendemos”, explica.

Fonte: Conamp