A ACMP é uma das idealizadoras do evento voltado a membros do MP cearense que atuam na área Criminal, Crimes Contra o Patrimônio Público, Execuções Fiscais e Crimes Contra a Ordem Tributária e Grupos de Combate ao Crime Organizado.

Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) e o Conselho Nacional de Procuradores Gerais (CNPG) organizam, entre os dias 25 e 29/06, o I Curso do Programa Nacional da Escola do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC-PNCOC), no auditório da ACMP. O evento é direcionado para membros do Ministério Público do Estado do Ceará que atuam na área Criminal, Crimes Contra o Patrimônio Público, Execuções Fiscais e Crimes Contra a Ordem Tributária e Grupos de Combate ao Crime Organizado.

No dia 25, às 8h, o presidente do GNCOC e procurador geral de Justiça do Estado Paraíba, Oswaldo Trigueiro, discorrerá sobre o tema “Criminologia: o perfil do chefe de organização criminosa – colarinho branco”. Também será palestrante o promotor de Justiça da Paraíba, Guilherme Câmara. No período da tarde, a partir das 14h, o promotor de Justiça de São Paulo, Artur Pinto de Lemos Júnior, abordará sobre as “Técnicas de Investigação”.

Na terça-feira (26), às 8h30, a palestra “Tecnologia da informação e investigação criminal – Análise do emprego do laboratório pelo MP” será ministrada pelo promotor de Justiça da Paraíba, Octávio Celso G. Paulo Neto. O segundo painel do dia tratará sobre a “Interceptação telefônica, telemática e ambiental” e será apresentado, às 14h, pelo responsável pelo Sistema Guardião (MP-RS), Neldo Dobke Valadão. A partir das 16h30, a procuradora federal de São Paulo, Karen Louise J. Kahn tecerá suas considerações a respeito da “Investigação criminal em crime de formação de cartel – Estudo de casos”.

Na manhã de quarta-feira (27), às 8h, o promotor de Justiça do MP-DFT, Sérgio Bruno, apresentará o painel “Investigação criminal nos delitos de lavagem de dinheiro – Caso prático”. A partir das 14h, está prevista a palestra do instrutor da Receita Federal do Ceará, Carlos Augusto Magalhães Rodrigues, sobre “Lavagem de Dinheiro e Blindagem Patrimonial”. O último painel do dia será apresentado, às 16h, pelo administrador do LAB SIMBA/MP-RS, Césio Luiz Velleda Lázaro da Silva, com o tema “Quebra de sigilos bancário e fiscal”.

O painel “Inteligência como ferramenta à investigação criminal” será exposto, no dia 28, às 8h30, pelo promotor de Justiça do MP-MG, Fábio Galindo. Em seguida, a coordenadora-geral de Análise de Infrações no Setor de Compras Públicas da SDE/CADE, Fernanda Machado, apresentará, às 14h, a palestra “Fraude à licitação e a atuação dos cartéis”. No dia 29, às 8h, os promotores de Justiça Eloilson Augusto da Silva Landim (MP-CE) e Rogério Pacheco Alves (MP-RJ) debaterão sobre o painel “Gestão de Casos – Corrupção e improbidade administrativa e o reflexo no Direito Penal”.

Fonte: Ascom/PGJ-CE