O procurador de Justiça José Valdo Silva foi eleito o novo ouvidor-geral do Ministério Público do Estado do Ceará, na manhã desta segunda-feira (25/06), pelo Colégio de Procuradores de Justiça.

O procurador de Justiça José Valdo Silva foi eleito o novo ouvidor-geral do Ministério Público do Estado do Ceará, na manhã desta segunda-feira (25/06), pelo Colégio de Procuradores de Justiça. A eleição encerrou com o empate de 17 a 17, em que os votantes enalteceram os valores morais e intelectuais de ambos os candidatos, uma vez que Valdo Silva concorreu com a procuradora de Justiça Suzane Pompeu, a qual ocupava o cargo de vice ouvidor-geral.

Diante da circunstância, a presidente da Comissão Organizadora, procuradora de Justiça Luzanira Formiga, recorreu ao artigo 12 da Resolução nº 001/2012, cuja previsão indicava que, em caso de empate técnico, a decisão seria favorável ao candidato de maior idade.

Antes de encerrar os trabalhos, o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, agradeceu ao trabalho isento da Comissão e desejou sucesso ao candidato eleito, José Valdo Silva, na sua empreitada à frente da Ouvidoria Geral. Machado também elogiou a postura da candidata Suzane Pompeu. Para ele, os dois possuem perfil natural e competência para o exercício das funções de ouvidor da Instituição.

Com a palavra, Valdo Silva afirmou que a Ouvidoria é o espaço democrático para receber a manifestação do cidadão e como fórum de encaminhamentos das demandas externas, servindo de “termômetro” em observância do bom desempenho do Ministério Público. Ele elogiou a idoneidade da atuação da Comissão e do pleito. “Este é um resultado de equilíbrio com a democracia que se impõe. Isto mostra o compromisso institucional. Portanto, o voto contrário ao meu projeto não causa nenhum transtorno, porque aceito sugestões. Nosso foco maior é o cidadão, a quem devemos promover um trabalho efetivo” – ressaltou, ao saudar o trabalho desenvolvido pelas ex-ouvidoras Marylene Barbosa e Rita Martins.

A procuradora de Justiça e ex ouvidora-geral, Marylene Barbosa, destacou que o ouvidor eleito terá a missão fazer valer a Lei da Transparência, por ser o interlocutor dos anseios da sociedade. Ela considera que o trabalho de Valdo Silva será árduo, por haver “colegas que ainda não entendem o real valor da Ouvidoria para a Instituição em seu diálogo com a sociedade”, lamentou. Ela apresentará, quando da transmissão do cargo os resultados atualizados da Ouvidoria.

Fonte: Ascom/PGJ-CE