O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP) apresentou, no Plenário do Senado Federal, a PEC 33/12, que altera a redação dos arts. 129 e 228 da Constituição Federal, acrescentando um parágrafo único para prever a possibilidade de desconsideração da inimputabilidade penal de maiores de dezesseis anos e menores de dezoito anos por lei complementar.

A proposta altera o inciso I do art. 129 da CF para incluir como função institucional do Ministério Público promover, privativamente, além da ação civil pública, também o incidente de desconsideração de inimputabilidade penal de menores de dezoito e maiores de dezesseis anos.

Outra modificação está na inclusão de parágrafo único e incisos ao art. 228 da CF que trata da inimputabilidade penal dos menores de 18 anos, da previsão de Lei complementar que estabelecerá os casos em que o Ministério Público poderá propor, nos procedimentos para a apuração de ato infracional praticado por menor de dezoito e maior de dezesseis anos, o incidente de desconsideração da sua inimputabilidade.

Confira a íntegra da Proposta, que aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça.

Fonte: Conamp