O Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, ontem (10), o novo presidente da corte para um mandato de dois anos. Pela tradição, foi escolhido o Ministro Joaquim Barbosa, o atual-vice-presidente do Supremo. Barbosa deve assumir o comando em novembro quando o atual presidente, Ministro Carlos Ayres Britto, se aposentará compulsoriamente ao completar 70 anos.

 

A sucessão do comando segue a ordem da antiguidade, ou seja, os Ministros escolhem o mais antigo integrante do tribunal e o segundo mais antigo passa a ser o vice. O critério faz com que o atual vice sempre seja o próximo presidente. Aquele que termina o mandato vai para o fim da fila, para possibilitar a alternância.

 

Joaquim Barbosa é Ministro do STF desde 2003, nomeado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Barbosa atuou quase 20 anos como procurador do Ministério Público Federal. Ele é doutor e mestre em Direito Público pela Universidade de Paris. Também é mestre em Direito e Estado da Universidade de Brasília e professor licenciado da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fonte: com informações do G1