Confira nota ao público da ACMP veiculada nos principais jornais do Estado pertinente ao Dia Nacional do Ministério Público.

 

 

NOTA AO PÚBLICO

14 DE DEZEMBRO – DIA NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

O mês de dezembro provoca sempre reflexões sobre o ano que está por terminar e conduz a reavaliações sobre o caminho a ser seguido no aperfeiçoamento das instituições, obtidas por uma leitura retrospectiva.

Erros, acertos, infelicidades e alegrias são passos necessários na trajetória da sociedade, cujo progresso está a depender de ferramentas de mobilização social voltadas para eliminar os erros pretéritos, transformar o presente e projetar um próspero futuro.

É nesse clima que é comemorado hoje o Dia Nacional do Ministério Público, instituição que se tem revelado um importante canal institucionalizado da sociedade, verdadeiro instrumento para a inércia social, tão debilitada pela ausência crônica de valores éticos e políticos.

As dificuldades materiais e funcionais decorrentes do exercício das atribuições de promotores e procuradores de justiça não impedem que se reconheçam os avanços obtidos nos embates diários, sempre sob os aplausos da sociedade e observando-se os preceitos constitucionais que lhes cabe a defesa intransigente.

 

A vocação e a dedicação dos membros do Ministério Público em defesa da sociedade atrai poderosos adversários das mais diferentes esferas de poder, que por sua vez investem contra a nossa instituição, citando como exemplo a Proposta de Emenda Constitucional nº 37/2011, também chamada de PEC da Impunidade, que tenta retirar do Ministério Público a atribuição de presidir investigações criminais, caracterizando-se como um verdadeiro incentivo às práticas corruptas e um crime contra a sociedade.

 

Mesmo assim, apesar dos ataques, o Ministério Público se acha motivado, transformando as responsabilidades e compromissos assumidos durante esses anos em desafios a serem superados, sobretudo porque o sentimento de esperança em nós depositado exige seriedade, coragem e perseverança.

 

O dia é festivo, mas a principal homenagem deve ser dirigida à sociedade, pois a comemoração de cada ano do Ministério Público constitui a certeza de que os ideais comuns estão vivos e presentes na consciência de cada cidadão.  

 

Por isso, os membros do Ministério Público do Estado do Ceará, através da sua entidade de classe, reafirmam o compromisso social e político que vem sendo demonstrado diariamente à população cearense.

 

                                 A DIRETORIA