Os 70 anos de fundação da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) foram celebrados em sessão solene, na tarde desta quarta-feira (12/12), no Plenário 13 de Maio, da Assembleia Legislativa. Para o presidente da ACMP, Francisco Rinaldo de Sousa Janja, “a homenagem prestada pela Assembleia é o reconhecimento dos esforços da Associação, caracterizada como a guardiã dos interesses da sociedade cearense, com total independência e destemor nestes 70 anos de atividades”.

O deputado Fernando Hugo (PSDB), autor do requerimento para a realização da solenidade, destacou o relevante trabalho desenvolvido pelo órgão na defesa dos interesses do Estado. “Temos que exaltar a trajetória brilhante e bem-sucedida da Associação e continuar exigindo que o Ministério Público mantenha sua incansável linha investigativa”, disse.  O parlamentar considera oportuno cobrar para que os seus representantes ocupem cada vez mais espaço nos jornais, rádios e TVs, “levando ao conhecimento do público o que está errado”.

 

O deputado salientou ainda que “sempre que puder terá a honradez e a decência de dizer que no país da corrupção e da impunidade o estímulo a ações do Ministério Público é indispensável”.

Na ocasião, foram agraciados com a entrega de placas comemorativas os ex-presidentes da Associação: José Gusmão Bastos, Marian Gonçalves Maia, Vicente da Frota Cavalcante, Antônio Fradique Accioly, Manoel Lima Soares Filho, Maria José da Fonseca, Edilson Santana Gonçalves, João de Deus Rocha, Francisco Gomes Câmera e Manuel Pinheiro Freitas.

Também participaram da solenidade, além de associados, o procurador geral de Justiça do Estado do Ceará, Alfredo Ricardo de Holanda Cavalcante Machado; a 1ª vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público  (Conamp), Norma  Angélica Reis Cardoso; a vice-procuradora Geral de Justiça do Ceará, Eliane Alves Nobre; o representante da Ouvidoria do Ministério Público do Ceará, procurador de Justiça Luis Eduardo dos Santos, dentre outras autoridades.

 

Fonte: AL/CE