O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) divulgou, nesta quinta-feira (24/1), o Plano Diretor do Fórum Nacional de Gestão (FNG), espaço que visa promover o estudo, o debate e o compartilhamento de boas práticas de gestão no Ministério Público brasileiro. O documento traz um resumo dos projetos e ações priorizados pelo Fórum com o intuito de atingir as metas estabelecidas no Planejamento Estratégico do MP nessa área.

 

Além de sintetizar as iniciativas, o texto destaca os objetivos a serem alcançados, os prazos estabelecidos, as atividades a serem executadas e quem deve realizá-las, explicitando a posição estratégica atual e a projeção do caminho a ser percorrido em 2013.

 

“O Plano Diretor do Fórum Nacional de Gestão é o documento que consolida as diretrizes de atuação do grupo, demonstrando o seu compromisso com a qualidade da gestão, a seriedade de propósitos e a capacidade de encontrar convergências e promover uma atuação nacional”, explicou a presidente da Comissão de Planejamento Estratégico e Acompanhamento Legislativo do CNMP, conselheira Claudia Chagas.

 

Para o presidente do Fórum Nacional de Gestão, conselheiro Jarbas Soares, o Plano Diretor resume a essência de propósitos do Fórum. “O texto registra a atuação do FNG e projeta suas atividades futuras, conclamando os participantes a se dedicarem, cada vez mais, ao aperfeiçoamento da gestão institucional”, afirmou.

 

Plano Diretor

 

O Plano Diretor do FNG foi construído a partir de três fontes principais: a aplicação e análise dos resultados do Censo de Administração do Ministério Público, o levantamento de boas práticas existentes no MP por meio do Banco Nacional de Projetos e as deliberações tomadas em reuniões do Fórum.

 

Definidos os projetos e as ações prioritárias, foram identificadas e documentadas as atividades a serem realizadas em 2013, além de elaborados cronograma, matriz de responsabilidades, indicadores e previsão orçamentária.

 

Fórum Nacional de Gestão do MP

O Fórum Nacional de Gestão do Ministério Público (FNG-MP) foi instituído pelo CNMP por meio da Portaria nº 25, de 23 de março de 2012, com o objetivo de promover o debate, estudo, discussão, articulação e implementação de boas práticas de gestão para suporte à atividade fim do Ministério Público brasileiro.

 

O FNG-MP é presidido por um conselheiro do CNMP, integrante da Comissão de Planejamento Estratégico, e composto por dois representantes, um membro e um servidor, de cada uma das unidades do Ministério Público da União e dos Estados, além dos Secretários de Gestão Estratégica e de Administração do CNMP e de dois membros colaboradores da Comissão de Planejamento Estratégico.

 

Confira o Plano Diretor do FNG: clique aqui…

 

Fonte: CNMP