Coordenam a Frente a Associação Cearense do Ministério Público e a Procuradoria Geral de Justiça do Estado. Logo mais, a partir das 9 horas, será lançada a Frente Estadual contra a PEC 37. O evento ocorre no auditório da PGJ/CE. Na ocasião, será feita a leitura e a assinatura do manifesto contra a PEC 37. A Frente Estadual contra a PEC 37 é coordenada pela Procuradoria Geral de Justiça do Ceará e pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP).

 

O objetivo é sensibilizar a sociedade para o combate à PEC 37, que visa cassar os poderes de investigação do MP, instituição com ampla atuação no País e que tem o papel de fiscalizar o cumprimento da lei.

 

Para nós que fazemos a Diretoria da ACMP, a formação da Frente Estadual contra a PEC 37 é uma forma de engajar a sociedade em uma luta em prol da cidadania e contra a impunidade, pois a exclusividade das investigações criminais por parte das políciais enfraquece a atuação estatal contra o crime nas mais diversas esferas, principalmente no atual momento em que as organizações criminosas se fortalecem e a corrupção avança dentro do Estado Brasileiro.

 

Representantes de diversas entidades públicas, privadas e sociedade civil organizada também integram o movimento. Entre elas, Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB-CE), Central Única das Favelas (Cufa), Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

 

Fonte: ACMP/PGJCE