A rodada dupla que marcará a inauguração da Arena Castelão no dia 27 próximo causa preocupação ao Ministério do Esporte. Os jogos Fortaleza x Sport e Ceará x Bahia, pela Copa do Nordeste, agendados para as 17 horas e 19h30, respectivamente, foram motivo de atenção.

 

Por meio de nota, o Ministério do Esporte disse que o ofício nº 03/2013, da Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, recomendou às autoridades responsáveis a elaboração de um plano de ação específico para a rodada dupla. “Tal sugestão tem o objetivo de proporcionar mais conforto, organização e segurança ao público no estádio, antes, durante e depois dos jogos”, justificou a nota.
 

Desencontros

 

Para agilizar a solução, a Secretaria Especial da Copa (Secopa) divulgou que hoje haveria reunião entre representantes da Arena Castelão, polícias Militar e Civil, Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) e Justiça. O objetivo é “traçar estratégias de atuação para o evento”.

 

Mas a PM e o MP afirmam que a reunião preliminar sobre os detalhes operacionais está prevista para o dia 15. A partir daí é que o plano de ação será estabelecido. “O planejamento está em fase de confecção, mas faltam informações necessárias para a conclusão, como a carga de ingressos e a forma de transição de um jogo para outro”, explicou o capitão Cláudio Sérgio, sub-comandante da Companhia Independente de Policiamento de Eventos (Cipe) da PM.

 

Segundo o Ministério Público, a Arena Castelão ainda tem laudos de liberação pendentes.“É preciso que a gente já apresente esse plano todo, para que o torcedor tome ciência do que vai acontecer no dia e não se gere tumulto na hora do evento”, analisou o coordenador do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor), José Wilson Sales Júnior.

 

Fonte: O Povo/CE