Iniciativa busca refletir a atribuição do MP na investigação criminal. Nos dias 11 e 12 de março ocorre o “Seminário Internacional: o papel do Ministério Público na investigação criminal”. O evento, realizado pelo Ministério Público Democrático (MPD) e pelo Ministério Público Federal (MPF), será no auditório da Procuradoria-Geral da República, em Brasília. O presidente da Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), Antonio Marcos Dezan, representará a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP) durante a abertura do evento.

 

O objetivo do seminário é discutir a importância da atribuição de investigação criminal do MP por meio do diálogo entre juízes e membros da carreira jurídica com a sociedade civil, observando-se ainda a visão europeia e latino-americana sobre a temática. A iniciativa insere-se no movimento contrário à PEC 37 e na perspectiva de uma sociedade aberta e pluralista.

 

Estão confirmadas as presenças do presidente do Movimento Europeu de Magistrados para Democracia e a Liberdade, Antonio Cluny; da juíza da Corte Superior de Justiça de Lima (Peru), Antonia Saquicuray; do juiz da Corte de Cassação da Itália, Domenico Gallo; do procurador-geral na Catalunha (Espanha), José María Mena; além da participação da subprocuradora-geral da República Raquel Dodge; do promotor de Justiça em São Paulo Roberto Livianu; do consultor do Senado Tarciso Dal Maso e do sociólogo Artur Trindade.

 

Confira a programação do evento aqui. Para se inscrever, acesse aqui o formulário de inscrição.

 

Fonte: Conamp