O prêmio outorgado pela entidade será entregue durante cerimônia de abertura da 18ª Conferência Anual da IAP, que ocorrerá em Moscou, de 8 a 12 de setembro de 2013.

A Procuradoria-Geral da República receberá uma premiação especial da Associação Internacional do Ministério Público (International Association of Prosecutors – IAP) pela eficiência demonstrada durante a investigação, o processo e o julgamento da ação penal do escândalo do Mensalão.

 

 

O Comitê Executivo da IAP decidiu por unanimidade conceder o “Special Achievement Award” à Procuradoria-Geral da República do Brasil, como reconhecimento pelo esforço e pela excelência dos trabalhos realizados pelos membros do Ministério Público da União durante os 10 meses de investigação, os 6 anos de instrução – quando foram ouvidas mais de 600 testemunhas e coletadas mais de  50.000 páginas de documentos-, e durante os 4 meses de sessões de julgamento da ação penal 470 no Supremo Tribunal Federal.

 

A International Association of Prosecutors – IAP atua como órgão consultivo do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) em questões de interesse da Instituição e de seus membros e congrega órgãos de direção do Ministério Público e associações que representam mais de 200.000 procuradores e promotores das Américas, da Europa, da Ásia, da África e da Oceania.

 

O prêmio outorgado pela entidade internacional será entregue durante a cerimônia de abertura da 18a. Conferência Anual da IAP, que acontecerá em Moscou, de 8 a 12 de setembro de 2013.

 

Fonte: promotor de Justiça Manuel Pinheiro Freitas (Membro do Comitê Executivo da International Association of Prosecutors)