Livro que será lançado no Senado Federal traz dados sobre 73 operações investigativas do Ministério Público.

O Ministério Público lançará na próxima terça-feira (21), o livro Investigações Exitosas Realizadas pelo Ministério Público Brasileiro, às 17h, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.   A publicação é mais uma ação contra a Proposta de Emenda à Constituição nº 37 de 2011, que, se aprovada, poderá retirar o poder de investigação criminal do Ministério Público e outras instituições.

 

 

A obra é uma compilação de iniciativas investigatórias do Ministério Público realizadas em todo o país no combate a criminalidade e a corrupção. Ao todo, são disponibilizadas informações de 73 operações investigativas promovidas pelo Ministério Público em colaboração com diferentes órgãos, como a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), a Controladoria Geral da União (CGU), o Tribunal de Contas da União (TCU) e Receita Federal.  

 

São operações como a Retrospectiva, do Ministério Público do Amapá, que desarticulou organização criminosa especializada em roubos a residências e no tráfico nacional e internacional de armas e drogas. E como a operação Arca de Noé, do Ministério Público do Mato Grosso em parceria com a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, que resultou na prisão do “Comendador”, o mais perigoso chefe do crime organizado do estado e proprietário de cassinos clandestinos.

 

Há ainda dados sobre a investigação do caso Patrícia Acioli, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que em parceria com a Divisão de Homicídios, da Polícia Civil, identificou a autoria do homicídio da Juíza de Direito Patrícia Acioli. Bem como sobre a apuração realizada pelo Ministério Público de São Paulo no caso do Bar Bodega, apontando que jovens moradores da periferia da capital não estavam envolvidos em crimes do qual haviam sido acusados a partir de investigações da Polícia Civil em relação ao assalto à choperia; ou como a força-tarefa formada por Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Tocantins para investigar o assassinato de cinco jovens em Gurupi, que resultou na prisão de seis policiais militares suspeitos de integrarem Grupo de Extermínio na cidade.

 

Além da versão impressa, a obra também será disponibilizada em meio virtual.

 

Fonte: Conamp