Ministério Público brasileiro lançou obra que compila investigações exitosas da instituição.

Foi lançado o livro Investigações exitosas realizadas pelo Ministério Público brasileiro, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal. Os senadores Pedro Taques (PDT-MT), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e o deputado Alessandro Molon (PT-RJ), participaram do lançamento, além dos representantes do MP.

 

 

Durante a ocasião, Pedro Taques enfatizou a necessidade da manutenção da investigação pelo Ministério Público. “O Ministério Público quer cumprir o dever de investigar, de defender um Estado livre da corrupção, pois é uma luta a favor da Constituição e contra a impunidade”, afirmou.

 

O senador Randolfe disse que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37 de 2011, que garante a exclusividade da investigação pelas polícias civis e federais, é contra a República e enfatizou a importância da publicação no momento atual. “O livro servirá para debate e para constituir uma ampla mobilização”.

 

De acordo com o senador, os parlamentares presentes não estão na causa apenas pelo MP. “Estamos nessa causa pelos reais interesses republicanos que estão esculpidos na Constituição”, disse.

 

Para o deputado Molon, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal não podem e não têm o direito de aprovar uma proposta de interesse de uma classe menor. “Há de ser atendido o ensejo da sociedade brasileira e esse livro é a comprovação do que queremos.”

 

Molon ainda solicitou que a publicação fosse entregue a todos os parlamentares para que eles possam refletir sobre a aprovação da PEC. “É possível fortalecer a polícia sem prejudicar o MP e ameaçar a sociedade brasileira”, reforçou.

 

A obra é uma compilação de iniciativas investigatórias do Ministério Público realizadas em todo o país no combate a criminalidade e a corrupção, em defesa da sociedade. Ao todo, são disponibilizadas informações de 73 operações investigativas promovidas pelo Ministério Público em colaboração com diferentes órgãos, dentre os quais as polícias civis, militares, rodoviária federal e federal, bem como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União (TCU), Tribunais de Contas dos Estados (TCEs) e Receita Federal.

 

Clique aqui para acessar o livro.

 

Fonte: Conamp