Ao todo, foram 224.112 votos – um recorde de participação popular.

Terminou a enquete online realizada pela Coordenação de Participação Popular (CPP) da Câmara dos Deputados sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 37 de 2011, que retira o poder de investigação do Ministério Público. Ao todo, foram 224.112 votos, um recorde de participação popular nas enquetes já promovidas pelo CPP.

 

 

Do total de votos, 83% foram contra a PEC 37, concordando que o Ministério Público deve investigar quando achar necessário. Apenas 11,43% dos votos foram favoráveis à proposta de emenda; e 1,53% deles foram referentes a opção de que o Ministério Público deve investigar apenas em casos específicos.

 

A PEC 37 prevê a restrição do poder de investigação criminal do Ministério Público e outras instituições e atribui a competência exclusivamente às polícias federal e civil. Em contrapartida, o Ministério Público defende a regulamentação de seu poder investigatório, concordando que as instituições devem trabalhar em conjunto para garantir o combate à criminalidade e à impunidade no país.

 

Fonte: Conamp/Agência Câmara