Hoje (6), Promotores e Procuradores de Justiça estiveram reunidos na sede da Escola Profissional de Quixeramobim Dr. José Alves da Silveira para esclarecer à imprensa questões relacionadas às operações Quixeramobim I e II, que impulsionaram uma minoria do município a realização do movimento “Fora Igor” (Promotor de Justiça titular desta comarca).

Compuseram a mesa o Corregedor do Ministério Público, Marcos Tibério; o Promotor de Justiça de Quixadá e porta-voz da comissão que acompanhará de perto o caso, Marcelo Pires; o Presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Plácido Rios; e Igor Pinheiro.

 

O intuito da coletiva foi esclarecer para os veículos de comunicação que o Ministério Público não se limita a um Promotor de Justiça e a atuação da instituição nas operações Quixerabombim I e II foi desenvolvida seguindo critérios eminentemente técnicos, embasados em dados colhidos em rigorosas e complexas investigações, todas amparadas e recepcionadas pelo Poder Judiciário do Estado do Ceará.

 

Em sua fala, o Promotor Marcelo Pires destacou que as provas e peças do processo estão à disposição de qualquer pessoa interessada. Quanto ao movimento“Fora Igor”, ele falou sobre a livre manifestação de pensamento, porém, alertou que há limites para isto, e que o panfleto que circulou na cidade no último domingo (4) poderia conter fatos supostamente criminosos contra agentes do Ministério Público, razão pela qual o Procurador Geral de Justiça requisitou abertura de inquérito policial para apurar os fatos.

 

Na ocasião, também foram explicados para imprensa e para a população que esteve presente na coletiva, os critérios de promoção e remoção dos membros do Ministério Público, além deixar claro questões sobre a inamovibilidade e independência funcional, garantias previstas da Constituição Federal de 1988. Pires reforçou que o Ministério Público não vai dar nenhum passo para trás.

 

Plácido Rios, Presidente da ACMP, ressaltou que o Brasil mudou e que a lei começa a valer para todos, não apenas para os mais desvalidos, como ocorria em passado recente. Reafirmou o apoio incondicional da instituição ao trabalho desenvolvido pelo Promotor de Justiça, Igor Pinheiro e que a ACMP e a CONAMP permaneceriam vigilantes quanto ao pleno exercício das funções do Ministério Público naquele município.