Norma Cavalcanti, atual 1ª vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), foi eleita por aclamação, na ultima quinta-feira (29), como a nova Presidente da CONAMP. A eleição por aclamação deu-se por proposição do presidente de CONAMP, César Mattar Jr. e pelo Conselho Deliberativo da entidade. Na ocasião, também foram escolhidos os diretores regionais da CONAMP.

Durante a reunião, o presidente da CONAMP homenageou, em nome do Conselho Deliberativo, a presidente eleita. Na oportunidade, o presidente também se lembrou da história do trabalho em conjunto com Norma desde 2006. “Entrego essa moção de reconhecimento pela profícua gestão na Associação do Ministério Público do Estado da Bahia (Ampeb) e participação deste colegiado de forma a promover a união do Ministério Público”, disse César.

Norma iniciou seu discurso de comemoração com uma frase do Papa Francisco: ”Não tenho nem ouro, nem prata. Tenho a minha fé, minha determinação para promover a luta em prol do Ministério Público (MP), para que o a instituição seja sempre parceiro da sociedade, pela união entre o Ministério Público Estadual e Federal, pela divulgação da CONAMP, por melhores condições de trabalho e consolidação das nossas prerrogativas”. A nova presidente eleita ficará a frente da associação no biênio 2014/2016.

O presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), Plácido Rios, esteve presente no evento e manifestou-se parabenizando a nova diretoria da entidade, lembrando que a CONAMP em toda sua história vinha exercendo um importante papel na defesa do MP Brasileiro e precisava ainda com mais vigor retomar essa bandeira em nome da uniformização do Ministério Público, o qual encontra-se fragmentado, muitos deles padecendo de muitas dificuldades atinentes a sua independência, autonomia e estrutura de atuação.