Tomamos conhecimento na manhã de hoje, 14 de outubro de 2013, do trágico assassinato do Promotor de Justiça do Estado de Pernambuco, Thiago Faria de Godoy Magalhães. Os primeiros informes esclarecem que o crime ocorreu por volta das 9h00min da manhã de hoje, na PE 300, município de Itaíb-PE, onde o Promotor de Justiça exercia suas funções.

 

Imediatamente entramos em contato com o Presidente da CONAMP, César Mattar, e da Associação Pernambucana do Ministério Público, José Vladimir Acioli, apresentando o sentimento de pesar e a solidariedade de todos os colegas do Estado do Ceará, disponibilizando ainda total apoio em relação a mais esse triste acontecimento que abala sobremaneira nossa instituição e nosso país.

 

Ao tempo em que nos irmanamos com familiares e amigos do jovem promotor Thiago Faria – cuja vida foi ceifada de forma cruel e humanamente inaceitável –, esta entidade de classe cobra dos órgãos superiores representativos do Ministério Público Brasileiro, inclusive das Procuradorias Gerais de Justiça dos Estados, e, principalmente, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), ações no sentido de que seja pautada, com urgência, a discussão e revisão do Plano de Segurança Institucional do Ministério Público, uma vez que tais tragédias, como a que foi imposta ao nobre promotor Thiago Faria, têm se repetido com temida regularidade em todo o País, fato que já é por nós sabido.

 

É oportuno salientar, que no Ceará vivenciamos um clima de total insegurança entre os membros do Ministério Público, que há muito trabalham sem nenhuma condição estrutural para o exercício de suas funções. A segurança dos membros, servidores e documentos do Ministério Público do Ceará foi alvo de recente mobilização realizada no último mês de agosto pela ACMP e novamente está pautada no próximo evento que se realizará no dia 25 de outubro às 8h30min em nossa entidade de classe.

 

Continuaremos acompanhando o desenrolar das investigações, somando esforços na mobilização de nosso Estado de Direito em busca de uma resposta rápida, enérgica e clara sobre este crime, reforçando os votos de solidariedade, paz e rápida resignação dos amigos e familiares do digno promotor Thiago Farias neste momento de tamanha tristeza.

Atenciosamente,

A Diretoria.