Teve início na última quinta-feira (17), o Curso de Capacitação na Persecução Penal do Crime de Homicídio, realizado na sede da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP). Além de Plácido Rios, Presidente da ACMP, compuseram a mesa na solenidade de abertura o Procurador Geral de Justiça (PGJ), Ricardo Machado; o Diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Benedito Augusto; o Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim), Iran Sírio; e a Promotora de Justiça da Bahia e responsável pela unidade de capacitação do CNMP, Ana Rita.

Em seu pronunciamento, Plácido Rios parabenizou a iniciativa e destacou pesquisas do Instituto Sangari, que trazem dados preocupantes acerca do aumento no volume de homicídios no Brasil.  “Entre 1980 a 2010 mais de 1 milhão de homicídios foram registrados no Brasil, uma média de quase 50.000 homicídios a cada ano. Por isso, temos que reivindicar um sistema de persecução e punição penal mais eficaz,” disse.

Para Iran Sírio, esse é o momento para se dividir conhecimento. “Vamos trocar experiências. Isso facilitará o dia a dia de todos”, acrescentou. Já Ana Rita, ressaltou um trecho do que ouviu de Ricardo Machado, no pronunciamento dele. “Muitas vezes se combate homicídios de uma maneira simples, como iluminando um ponto da cidade. Agora é, definitivamente, a hora de agir”, afirmou.

O curso tem continuidade amanhã (18) e contará com as palestras de Eliane Baruch, Perita Criminal do Estado de São Paulo; Francisco Petrarca Ielo Neto, Delegado de Polícia Civil do Estado de São Paulo; e Fernando Barbagalo, Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

A capacitação é uma realização do Ministério Público do Estado do Ceará, juntamente com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), a Escola Superior do Ministério Público (ESMP), a ACMP e o Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e do Controle Externo da Atividade Policial (Caocrim).