O Ministério Público do Ceará, em seu Colégio de Procuradores de Justiça, homenageou o nesta quarta-feira (16), o Promotor de Justiça, Manuel Pinheiro Freitas, por ter assumido a vice-presidência da Associação Internacional de Procuradores. Um verdadeiro marco para o Ceará, que passa a ter representação em um organismo com atuação mundial.

A International Association Of Prosecutors (Associação Internacional de Procuradores, na tradução para o português) é uma organização não governamental com status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ONU).

 

A IAP representa 148 entidades, entre órgãos de direção do Ministério Público, associações nacionais e regionais de procuradores e promotores, e aproximadamente 1,3 mil membros individuais em mais de 140 países de todos os continentes.

 

A eleição ocorreu na Rússia, no último dia 11 de setembro, durante a Assembleia Geral Ordinária, sendo o mandato de 3 (três) anos. 

Na solenidade, o Procurador Geral de Justiça, Ricardo Machado, ressaltou a importância da IAP para o Ministério Público mundial, entregando placa de homenagem e reconhecimento ao Promotor de
Justiça, Monoel Pinheiro Freitas.

 
O Presidente da Associação Cearense do Ministério Público, Plácido Rios, reforçou a necessidade de uma maior interação entre as instituições, seja entre os diversos Estados brasileiros seja a nível  mundial, ressaltando o orgulho do Brasil estar representado por colega da mais alta dignidade e compromisso com os interesses da instituição e do povo brasileiro.

 

A própria ACMP, ciente da importância de se estabelecer o diálogo com representações internacionais, mantém, entre os seus departamentos, um específico para tratar dos compromissos com a IAP. Haverá, inclusive, na próxima edição do jornal impresso da entidade o lançamento de um espaço editorial específico para tratar de temas correlatos.