A Associação Cearense do Ministério Público requereu junto à Procuradoria-Geral de Justiça (pedido nº 31017-2013-8) a adoção de providências no desenvolvimento e implantação de softwares aptos a informatizar o setor de recursos humanos e toda a área meio da PGJ-CE.

A medida tem como objetivo reduzir o tempo de tramitação, eliminar trabalhos repetitivos, controlar o tempo de permanência em cada etapa do processo e evitar a formação de gargalos em todos os procedimentos em trâmite na Procuradoria Geral de Justiça. Outrossim, busca trazer uma maior segurança quanto a manutenção e organização do histórico funcional de cada membro e servidor.

Ressalte-se que a ausência de um sistema tecnológico adequado, principalmente na Secretaria de Recursos Humanos, faz com que todas as anotações referentes aos membros e servidores sejam feitas em planilhas de texto (documento físico) ou em pastas funcionais. Tal condição impõe graves prejuízos à eficiência da instituição, gerando atrasos e imperfeições nas rotinas administrativas, mormente em relação aos procedimentos de promoção e remoção, os quais tendem a se acumular e demorar sobremaneira no aguardo de simples certidões funcionais.

Em resposta ao requerimento da ACMP, a Procuradoria Geral de Justiça informou que está estudando meios para resolver em definitivo citados problemas, muito embora não tenha apresentado um cronograma de implantação dos necessários recursos tecnológicos demandados por nossa instituição.

A ACMP continuará cobrando como prioridade e adotando todas as providências hábeis à implantação das reformas tecnológicas demandadas para o aprimoramento da nossa instituição.