O encontro do Comitê Estadual de Enfrentamento às Drogas do Ministério Público do Estado do Ceará será realizado hoje (31), na cidade de Tauá, com o tema “Quando se escolhem as drogas, abandona-se a vida.” O credenciamento tem início às 8h na Câmara Municipal, local onde o evento se realiza.
O comitê é presidido pela vice-procuradora-geral de Justiça, Eliani Alves Nobre, e tem como secretária-executiva a promotora de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Isabel Porto.
O encontro é voltado para a sociedade civil em geral e também para membros do MP, do Poder Judiciário, da Defensoria Pública, além de agentes da segurança pública e de profissionais das mais diversas áreas (saúde, educação, assistência social, etc). Após a abertura, a terapeuta ocupacional e gestora da Dependência Química do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto, Sandra Maria Coelho Ribeiro, ministrará o I Painel: “Drogadição e Saúde Mental”. O II painel: “A reinserção social e o papel da Segurança Pública no enfrentamento às drogas” será apresentado pelo assessor especial do Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, major Edson Edálcio Aragão Silva.
Os painéis e os grupos de trabalho vão discutir a questão das drogas sob os aspectos da reinserção social, da segurança pública, da prevenção e do tratamento, que são os eixos basilares da atuação do Comitê. Como de praxe, o encontro será encerrado com a realização de uma plenária que vai elaborar as conclusões e formalizar as boas práticas e os fluxos de atendimento a serem adotados no âmbito do enfrentamento às drogas. O evento tem o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG).
Fonte: Ascom PGJ