O Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon) multou a empresa Match Serviços de Eventos Ltda, responsável pela organização da Copa das Confederações 2013, em 900 mil Ufirces. O valor corresponde a aproximadamente R$ 2,9 milhões. A decisão administrativa foi assinada no dia 22 de janeiro pela secretária executiva do Decon, Ann Celly Sampaio Cavalcante. A empresa foi notificada e apresentou recurso na Junta Recursal do Decon (Jurdecon), que está em análise.
A empresa infringiu o Código de Defesa do Consumidor (CDC) por não ter assegurado aos torcedores o direito de informação clara e precisa sobre a compra e a venda dos ingressos para os jogos da Copa das Confederações 2013. Além disso, os torcedores foram impedidos de ingressar no estádio Castelão com gêneros alimentícios e bebidas, sob a justificativa de que só poderiam ser consumidos os produtos e serviços adquiridos dentro das dependências do estádio. Entretanto, a organização do evento não conseguiu atender a demanda, constatando-se indisponibilidade de produtos e filas quilométricas.
A partir de reclamações dos consumidores e notícias veiculadas na mídia local, o Decon também questionou o fato de vários torcedores terem adquirido ingressos da categoria 1, cujo valor é o mais elevado por oferecer assento próximo ao campo. Porém, esses torcedores acabaram sendo alocados na arquibancada superior, considerado longe do campo
Fonte: Ascom PGJ/CE