A Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), a Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP) e o Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD) da Secretaria Nacional de Justiça realizarão, entre os dias 8 a 11 de abril de 2014 o curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, no auditório da PGJ, na rua Assunção, 1.100 – José Bonifácio.

O curso tem o apoio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional e é direcionado apenas para os membros do Ministério Público do Estado do Ceará e convidados. Após o credenciamento, na terça-feira (08/04), às 10h, haverá a cerimônia de abertura com o pronunciamento do procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, e do diretor da ESMP, Benedito Augusto.

Em seguida, será conduzida a introdução à Cooperação Jurídica Internacional pelo diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) e delegado da Polícia Federal, Ricardo Andrade Saadi. A partir das 14h, um representante do Banco Central do Brasil (BACEN) traçará aspectos das regulações do Banco Central do Brasil. Antes do encerramento, um representante do Tribunal de Contas do Estado do Ceará discorrerá, às 16h, sobre a Rede InfoContas.

Nesta quarta-feira (09/04), a partir das 9h, com a palestra “Tecnologias de Análises de Dados”, ministrada pelo representante do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do PNLD. Na sequência, outro técnico do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do PNLD discorrerá sobre a “Análise de dados financeiros”. No período da tarde, às 14h, um representante da Controladoria Geral da União (CGU) tratará sobre a Fraude à licitação. Às 16h, os principais aspectos da Lei Anticorrupção também serão abordados por outro representante da CGU.

O curso prossegue na quinta-feira (10/04), às 9h, com a palestra Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos, com o representante do Departamento de Cooperação Jurídica Internacional e de Recuperação de Ativos (DRCI). Logo mais, Às 10h30, o representante do Departamento de Polícia Federal tecerá considerações a respeito dos delitos cibernéticos. Depois do intervalo, às 14h, o representante do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) fará uma análise e identificação de movimentações financeiras suspeitas. Às 16h outro representante do COAF ministrará a palestra “Pessoas Politicamente Expostas”.

O último dia do curso será na sexta-feira (11/04) com a apresentação, às 9h, de técnicas especiais de investigação pelo representante do Departamento de Polícia Federal. Outra exposição da Polícia Federal se debruçará sobre casos práticos.

Fonte: Ascom PGJ/CE