O momento é de celebrarmos juntos este recomeço que haverá de ser frutuoso ao MP, aos seus membros e, sobretudo à sociedade”. A declaração foi feita na última segunda-feira (17), pela nova presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti, durante a posse formal da nova diretoria e conselho fiscal da entidade, realizada em assembleia geral, Brasília. A posse festiva está marcada para hoje (18) também em Brasília.

“Passada a eleição, precisamos ficar unidos e descobrir os caminhos que nos levarão a essa nova travessia, pois ela sempre, em qualquer circunstância, queiramos ou não, será responsabilidade e cenário da vida de todos nós”, afirmou Norma ao ser empossada.

A presidente da CONAMP conclamou todos para seguirem adiante por um Ministério Público cada vez mais forte e digno da confiança que a sociedade lhe tem depositado. “É graça divina começar bem, graca maior persistir na caminhada certa. Mas graças das graças é não desistir nunca. E eu não vou desistir do Ministério Publico”, concluiu Norma.

A nova presidente substitui César Mattar Jr., que ficou à frente da CONAMP de 2010 a 2014. Ao passar o cargo a Norma Cavalcanti, César agradeceu à presidente empossada, aos membros da última diretoria e da anterior, e aos integrantes do conselho deliberativo. “A CONAMP segue em braços ainda mais fortes e que a entidade, a partir de agora, tendo a primeira mulher em sua historia, seja um exemplo e um marco para a história da associação nacional e exemplo para as outras entidades.”

Para dar posse aos novos membros da diretoria, conselho fiscal e diretorias regionais, César convidou Norma para dividir o ato e empossar juntos os novos integrantes. Na ocasião, Norma ainda assinou o primeiro ato como presidente da CONAMP. Marcelo Lima de Oliveira, ex-presidente da Associação do Ministério Público de Rondônia (Ampro), foi nomeado tesoureiro da entidade.

A posse contou com a presença dos presidentes das Associações dos Ministérios Públicos dos Estados e do Distrito Federal e de promotores e procuradores de todo país.

Balanço
Na parte da manhã, durante a assembleia geral, foi realizada a prestação de contas da CONAMP do biênio 2012/2014 pelo secretário-geral, Vinicius Gahyva. As contas foram aprovadas, por unanimidade, pelo Conselho Deliberativo.

Homenagens

Foram entregues placas de homenagem e reconhecimento a Norma Cavalcanti, aos membros da diretoria do biênio 2012/2014, José Silvério Perdigão, Vinícius Gahyva, Victor Hugo de Azevedo; aos membros do conselho fiscal, Alexandre Magno, Marcello Queiroz; aos assessores da presidência, Walter Otsuka, Abel de Mello; e aos membros das diretorias regionais, Andrey Cunha e Nedens Vieira. Os ex-integrantes não presentes serão homenageados posteriormente.

César e Norma ainda homenagearam os colaboradores da CONAMP. “Minha gratidão é verdadeira por algumas pessoas que são a essência da CONAMP. Nós passamos pela CONAMP pela diretoria, mas há algumas pessoas que são a própria entidade. Elas trazem dentro do seu coração o significado maior da nossa entidade de classe”, disse César ao convidar os colaboradores. Janette Cesário, Mônica Mafra, José Maria Feijão, Renata Bittes, Juliana Câmpelo, Nívia Honório, Maria Graciete Marques, Eliane Farias, Hiran Silva e Carlos Antônio Tigre, foram homenageados.

Confira abaixo a composição completa da nova diretoria e conselho fiscal da CONAMP:

Diretoria:
– Presidente: Norma Angélica Reis Cardoso Cavalcanti (BA)
– 1° Vice-Presidente: Nedens Ulisses Freire Vieira (MG)
– 2° Vice-Presidente: Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto (RS)
– Secretário-Geral: Alexandre Magno Benites de Lacerda (MS)

Conselho Fiscal:
– Presidente: Andrey Cunha Amorim (SC)
– Vice-Presidente: Marcello Souza Queiroz (ES)
– Secretário: Antonio Marcos Dezan (DF)
– Membro: Adilza Inácio de Freitas (AL)
– Membro: Admilson Oliveira e Silva (AC)

Diretores regionais:
Sul: Francisco Zanicotti (PR)
Centro-Oeste: Giovanni Ratttacaso (ANMPM)
Nordeste: José Cutrim (MA)
Norte: Samir Dahás (PA)
Sudeste: Luciano Mattos (RJ)


Fonte: Ascom CONAMP