Diretora Vice-Presidente (no exercício da Presidência) da Fundação Carlos Chagas (FCC), Glória Maria Santos Pereira Lima, compareceu à reunião do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) de hoje (18) para prestar esclarecimentos e discutir um novo cronograma para a finalização do concurso para membros do Ministério Público do Ceará, iniciado em 2011.

A Presidente em exercício da FCC respondeu a questionamentos referentes à escolha da banca examinadora do concurso e explicou que os nomes dos profissionais envolvidos não são divulgados para que esses não sofram assédio, já que se trata de uma instituição responsável por realizar exames de seleção profissional para entidades públicas e privadas. Glória Maria reforçou o compromisso da Fundação, que é dedicada à avaliação de competências cognitivas e profissionais.

O Conselho cobrou celeridade na conclusão do processo seletivo, tendo em vista a demora desde que o concurso iniciou, e também por 2014 ser um ano eleitoral e o Ceará precisar de Promotores de Justiça em todo o Estado.

A FCC apresentou cronograma de atividades, que teve algumas datas questionadas, o que levou a representante da Fundação a se responsabilizar por propor um novo calendário de atividades, a ser enviado à Comissão do concurso.

A previsão é que o processo seja concluído até o dia 30 de junho, seguindo, então, para as etapas de realização de prova de títulos e de exames de sanidade física e mental pelo Ministério Público. Representantes dos aprovados nas duas primeiras etapas do concurso estiveram presentes na reunião.

Retrospectiva
Desde que assumiu a gestão da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), a atual diretoria vem se empenhando para a conclusão do atual concurso para membros do Ministério Público do Ceará, acompanhando todas as etapas e já tendo feito sustentação oral no julgamento dos vários recursos pendentes. Atualmente o MP se encontra com uma carência de 144 membros, o que representa uma sobrecarga de trabalho para os demais Promotores e paralisação da carreira devido à dificuldade na realização das promoções e remoções.