O procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, realizou, na manhã desta sexta-feira (04), a reunião do Grupo Especial para Atuação em Eventos Esportivos e Acompanhamento de Manifestações Sociais correlatas. O grupo terá entre os principais objetivos prevenir, acompanhar e solucionar problemas em manifestações sociais, unindo promotores de Justiça de diversas áreas com atuação no prazo de 180 dias, com direito a prorrogação.

Na próxima semana, alguns membros do grupo serão designados para conversar com o desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, Mário Parente, sobre a troca de experiências quanto as atividades durante a Copa do Mundo de 2014. O Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor e a Coordenadoria do Centro de Apoio Operacional Criminal, da Execução Criminal e do Controle da Atividade Policial (CAOCRIM) trabalharão em parceria.

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador do grupo, Humberto Ibiapina, durante esta reunião, os promotores de Justiça apresentaram sugestões para que o grupo viabilize o trabalho e serão oficializados contatos com as polícias Civil e Militar. “Posteriormente, haverá nova reunião com data a ser agendada para definição das sugestões. Na semana que vem, vamos conversar com o desembargador Mário Parente”, observou. Nos próximos encontros, serão apresentados quem participará das manifestações, bem como o plano de operação da Polícia Militar. A reunião com o desembargador também tratará da agenda de plantões.

Segundo o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, a presença do Ministério Público durante as manifestações da Copa das Confederações ajudou a inibir os excessos tanto da parte dos manifestantes quanto das forças policiais, evitando o acontecimento de fatos graves. “Vamos fazer todo o esforço para contribuir pela paz social. O grupo terá o respaldo necessário da Procuradoria Geral de Justiça”, enfatizou.

Fonte: Ascom PGJ/CE