A missa de sétimo dia da promotora de Justiça Evelyne Maria Costa Benevides Rocha será celebrada na próxima terça-feira (8), às 19 horas, na Paróquia Cristo Rei (Rua Nogueira Acioli, 805, Aldeota). Ela faleceu no último sábado (28), aos 46 anos, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico.

Evelyne Rocha ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará em 1993, tendo atuado nas comarcas de Alto Santo, Boa Viagem e Fortaleza. Entre outras coisas, ocupou o cargo de assessora do procurador-geral de Justiça nos anos de 2003, 2004, 2005, 2010 e 2011. Também foi representante do MP junto a diversas instituições, como o IPREDE, o Conselho Deliberativo da Central de Transplantes do Estado, a Comissão de Reforma de Saúde Mental do Ceará e o Conselho Estadual dos Direitos dos Idosos. Ela deixa marido e um filho de 12 anos.

No MP, o clima é de muita consternação diante do falecimento da promotora. “Reconheço o ofício dela como um dos mais relevantes, inclusive fui um seguidor do trabalho pioneiro da Evelyne na área da educação. Na comarca de Boa Viagem, ela promoveu o primeiro censo educacional no âmbito do MP. Ao chegar na Instituição, dois anos depois, sequenciei esse trabalho em Várzea Alegre. O MP do Ceará encontra-se de luto”, afirmou o procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, destacando ainda o trabalho dela junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), onde atuou como membro auxiliar da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro.

Veja depoimentos sobre a promotora de Justiça
“Perdi não só uma colega de trabalho, mas uma grande amiga, uma irmã. Ela foi uma das pessoas mais maravilhosas com quem tive a oportunidade de conviver. Era muito humilde, meiga, discreta, íntegra e estava sempre disposta a ajudar todo mundo. Isso sem contar que era muito cumpridora dos seus deveres, levando tudo muito a sério”.
Elizabeth Oliveira, promotora de Justiça
“É difícil encontrar palavras para descrevê-la. Evelyne era muito competente, sensata, amiga, solidária e estava sempre em harmonia. Qualquer qualificativo parece pouco para ela”.

Socorro Brito, promotora de Justiça

“A Evelyne teve uma grande atuação não só no Ministério Público, mas também no CNMP, tanto que o pessoal de Brasília ficou muito abalado com a morte dela. Eu acho que não existia pessoa mais íntegra do que ela no MP do Ceará. Ela também era muito afetuosa e caridosa”.

Nádia Costa Maia, promotora de Justiça
“Eu dei posse à Evelyne e a tive como minha assessora durante quatro anos. Ela foi o meu braço direito. O Ministério Público, o Ceará e o Brasil perderam uma mulher séria, de mãos limpas, honesta e extremamente dedicada ao MP”.

Socorro França, ex-procuradora-geral de Justiça
“Evelyne Benevides Rocha foi um exemplo de mulher e profissional para o Ministério Público cearense. Ela exerceu suas funções com elevada competência, dedicação e brilhantismo, devendo ser lembrada por todos com admiração e reconhecimento”.

Andréa Coelho, defensora pública-geral do Estado
“Ela sempre se destacou pelo zelo, pela cortesia, pelo profissionalismo e pelo perfeccionismo que buscava na execução do trabalho. Um dos seus legados no CNMP foi a implantação do Portal da Transparência. Era uma pessoa admirada e respeitada tanto pelos servidores quanto pelos membros do MP que tiveram o privilégio de conhecê-la, deixando saudosas lembranças”.

Blal Yassine Dalloul, secretário-executivo do CNMP
“Ela era simples, amiga, solidária. Uma profissional competente, dedicada, zelosa e sempre disposta a enfrentar os desafios que a carreira de promotora lhe apresentava, contribuindo, dessa forma, para a construção de uma sociedade mais justa, ao mesmo tempo em que engrandecia o Ministério Público com o seu trabalho”.

Nilce Cunha, procuradora da República
Fonte: Ascom PGJ/Ceará