Foi realizada na manhã de hoje a cerimônia de posse dos 134 novos servidores do Ministério Público do Estado do Ceará, que foram aprovados no concurso realizado em 2013. A solenidade ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça e reuniu também diversos membros da Instituição. São ao todo 115 técnicos ministeriais e 19 analistas ministeriais. Desses últimos, 16 são bacharéis em Direito e 3 são da área de Ciências da Computação. Eles serão distribuídos em diversas comarcas, entre elas Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Araripe, Cariré, Boa Viagem, Camocim e Campos Sales.

Compuseram a mesa de abertura do evento a procuradora-geral de Justiça em exercício, Eliani Alves Nobre; o corregedor-geral do MP, Marcos Tibério; a secretária dos Órgãos Colegiados, Sandra Viana Pinheiro; o diretor da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Benedito Augusto; o promotor de Justiça e membro da comissão do concurso André Karbage; o presidente da Associação Cearense do MP (ACMP), Plácido Barroso Rios; a secretária de Recursos Humanos, Cláudia Rejane Moreira Lobo; a gerente do Departamento de Desenvolvimento de Pessoal, Silvana Costa Castelo Branco; e o presidente da Associação dos Servidores do MP (Assempece), Antonio Távora Colares.

O procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, não pôde comparecer ao evento porque está em Porto Alegre para tomar posse no cargo de vice-presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG) para a Região Nordeste. Por conta disso, ele deixou gravado um vídeo que foi veiculado durante a cerimônia de hoje. “Esta é uma data bem especial para o nosso Ministério Público. A Procuradoria-Geral de Justiça vive um marco com a admissão de novos servidores. O MPCE espera o melhor de vocês, que vocês saibam servir ao público, e não se servir do público. Estou certo de que isso ocorrerá, em prol da sociedade cearense”, disse na mensagem.

Este é o segundo concurso para servidores realizado pelo MPCE. O primeiro ocorreu em 2006 e ofertou 382 vagas.“A instituição cresceu e vem aprendendo a valorizar cada vez mais o corpo humano. É preciso lembrar que vocês estão tomando posse num cargo público, e não de um cargo público. Espero que façam disso uma missão e que sejam realmente servidores da sociedade”, afirmou o presidente da Assempece. Já Eliani Alves Nobre ressaltou a dificuldade de aprovação no certame, que teve mais de 15 mil concorrentes. “Ao corpo ministerial se somam agora 134 servidores, que, com esforço, dedicação, estudo e destreza, alcançaram essa aprovação”, disse, afirmando que a chegada deles enriquece os quadros do MPCE.

O presidente da ACMP destacou em sua fala o respaldo que o MPCE tem diante da sociedade brasileira. “No ano passado, no contexto da campanha contra a PEC 37, uma pesquisa nacional identificou que o Ministério Público é a terceira instituição de maior credibilidade no País, perdendo apenas para a igreja e para o Exército, e a receita ideal para que a instituição possa cumprir o seu papel é a junção de membros e servidores. Vocês passam agora a comungar conosco dessa missão que é servir a sociedade”, disse.

Amanda Moraes de Oliveira, de 25 anos, é uma das novas servidoras que tomaram posse hoje. Tendo estudado Direito na Paraíba, ela atuou no MPPB e foi a partir daí que se interessou em ser servidora de carreira do Ministério Público. “Eu estagiei na Promotoria de Educação de lá, gostei muito da experiência e fiquei com vontade de tentar o concurso do MPCE. Estou muito feliz com a conquista”, declarou.

Fonte: Ascom PGJ/CE