O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, empossou ontem (19) 32 novos procuradores do Trabalho. A solenidade de posse dos aprovados no 18º concurso público para a carreira foi realizada no Auditório JK, na Procuradoria Geral da República, em Brasília. A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti compôs a mesa da cerimônia e o tesoureiro da entidade, Marcelo Oliveira, acompanhou a ocasião.

Relembrando o próprio ingresso no Ministério Público da União, em outubro de 1984, Rodrigo Janot reconheceu o mérito pessoal dos novos membros, mas alertou que, “este dia não é um porto de chegada, mas um ponto de partida”.

O procurador-geral do Trabalho, Luís Antônio Camargo de Melo, saudou os novos procuradores com entusiamo. “Aqui, na nossa casa, doar-se é um verbo que se flexiona em cada um dos nossos colegas procuradores, assumir o compromisso de lutar por um mundo melhor exige paixão por aquilo que se faz”.

O presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Carlos Eduardo de Azevedo Lima, frisou que não se deve desanimar, apesar dos percalços e das dificuldades. Ele parabenizou o procurador-geral da República pela postura na defesa das prerrogativas inerentes à carreira de procurador.

O primeiro colocado no concurso, Rafael Foresti, fez o pronunciamento em nome dos novos membros do MPT. “Fazer parte do Ministério Público do Trabalho significa ser agente de transformação da realidade social, da preservação da ordem jurídica, da liberdade e da democracia”. O concurso aprovou 32 candidatos entre os mais de 5,1 mil inscritos.

Também estiveram presentes na solenidade o procurador-geral da Justiça Militar, Marcelo Weitzel Rabello de Souza, a procuradora-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Eunice Carvalhido, a vice-procuradora-geral do Trabalho, Eliane Araque, o procurador-geral da União, Paulo Henrique Kunh, o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Jeferson Coelho, e o secretário-geral do Ministério Público da União, Lauro Cardoso.

Fonte: Ascom CONAMP