A diretoria da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) reuniu, nesta quarta-feira (24), durante todo o dia, os novos 84 promotores de Justiça, aprovados no último concurso realizado pelo MP/CE. A iniciativa teve como objetivo acolher os novos membros da classe e apresentar os serviços oferecidos pela entidade.

A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Angélica Cavalcanti, esteve presente no encontro, que também contou a presença do presidente da Associação do Ministério Público do Maranhão (AMPEM), Dr José Augusto Cutrim. Norma Cavalcanti aproveitou o momento para ressaltar a importância do Ministério Público Brasileiro e de ser um membro da ACMP. “A história do MP brasileiro é relacionada às lutas de classe que estão ligadas automaticamente as suas associações. Nosso fortalecimento está na união para trabalharmos pela consolidação do que já foi conquistado”, disse a presidente em seu discurso.

Já o presidente da AMPEM discursou sobre os desafios que envolvem a profissão do promotor de Justiça. “O membro do MP luta em favor do povo. Devemos ser destemidos na defesa dos interesses da sociedade. O sucesso dessa causa depende de cada um de nós,” avaliou Cutrim.

O presidente da ACMP, Plácido Rios, desejou sucesso aos novos membros e apresentou o quadro diretivo da associação, bem como os setores e servidores que irão auxiliá-los nas atividades da instituição.

O vice-presidente da renomada International Association of Prosecutors (IAP), Manuel Pinheiro apresentou o trabalho da instituição, composta por 158 entidades associadas em todo o mundo. A IAP atua como órgão consultivo do Conselho Econômico e Social da Organização das Nações Unidas (ONU) em assuntos relacionados à atuação dos Ministérios Públicos e de seus membros.
O grupo de novos promotores conheceu as instalações da ACMP e recebeu pasta personalizada. O material incluia resumo dos benefícios disponibilizados pela instituição em diferentes segmentos.