O presidente da ACMP, Plácido Rios, participou de entrevista coletiva acompanhando a Promotora de Justiça, Lucy Antonelli, sobre recentes questões envolvendo o transporte de romeiros para aquele município em caminhões conhecidos como “pau de arara”. A entrevista foi realizada no último dia 04 de novembro.

Estiveram presentes ao ato, a Promotora de Justiça Anny Gresielly, titular da Promotoria de Caridade e respondendo por Canindé e o Promotor de Justiça, Alexandre Aragão, representando o Procurador Geral de Justiça, Ricardo Machado.

Na entrevista coletiva, a Promotora Lucy Antonelly esclareceu que o procedimento instaurado na Promotoria de Justiça de Canindé buscou dar maior segurança aos romeiros, evitando que esses trafegassem em veículos de carga, sem nenhuma condição de segurança e higiene. Ademais, a medida refletia apenas a Recomendação exarada pelo Procurador Geral de Justiça aos órgãos de trânsito para que fosse dado efetivo cumprimento do CTB, o qual veda expressamente esse tipo de transporte de pessoas.

O presidente da ACMP, Plácido Rios, ressaltou que o transporte de pessoas em veículos do tipo “pau de arara” é vedado há mais de vinte anos pelo Código de Trânsito Brasileiro, respeitando com isso o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. O importante, disse o presidente, é que as pessoas possam ir para as romarias de uma forma segura e digna, sem comprometer a segurança própria e de seus familiares. Lamentável estarmos ainda discutindo essa mesma matéria em nosso Estado. O transporte de pessoas em “pau de arara” já deveria ter desaparecido há décadas do Nordeste brasileiro, mas infelizmente perdura graças ao terrível costume de desrespeitar as leis e ser complacente com o que está errado.

Os membros do Ministério Público responderam ainda várias perguntas dos jornalistas presentes, esclarecendo em definitivo a questão.