Em comemoração aos 94 anos da Instituição, o Ministério Público Militar (MPM) realizou na última terça-feira (4) a solenidade de entrega de comendas da Ordem do Mérito Ministério Público Militar. A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti, e o assessor da entidade, José Silvério Perdigão, acompanharam a cerimônia.

Foram agraciadas com a medalha 58 personalidades que desenvolveram atividades relevantes em prol do Ministério Público Militar. O promotor de Justiça do Estado do Ceará e vice-presidente da International Association of Prosecutors (IAP), Manuel Pinheiro Freitas, foi dos agraciados. Também foram condecorados com a Insígnia da Ordem os estandartes do 9º Distrito Naval, do Centro de Operações de Paz no Brasil e do Grupo de Transporte Especial da Aeronáutica.

Em discurso proferido durante a cerimônia, o procurador-geral e chanceler da Ordem do Mérito MPM, Marcelo Weitzel, agradeceu aos condecorados pela contribuição que deram para a formação da Instituição. “Este Ministério Público tem consciência de que não se fez e nem progredirá sozinho, pois foi construído com o apoio de seus membros, servidores e também, principalmente, com as diversas instituições que integram e engrandecem esta nação”, declarou.
Marcelo Weitzel mencionou ainda a importância de eventos como o da Ordem do Mérito MPM para a divulgação das ações promovidas pelo MPM e para interlocução entre as Instituições. “As rápidas e radicais transformações pelas quais passa o país na esfera da segurança pública, com envolvimento das Forças Armadas, estão a exigir do MPM e das Instituições que nos cercam a salutar convivência na busca da paz social, fim maior de nossas atividades”, comentou.
A OMMPM é concedida nos graus Grã-Cruz, Grande Oficial, Alta Distinção, Distinção e Bons Serviços.

Fonte: Ascom CONAMP