Com os serviços terceirizados de manutenção suspensos há pelo menos duas semanas, a pane dos semáforos em Fortaleza continua sem previsão para ser solucionada. A origem do problema e a denúncia de sabotagem serão investigadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MP), que instaurou notícia de fato ontem. Em cruzamento do bairro Jardim América, O POVO encontrou ontem indícios de fiação danificada e um acidente de carro que aconteceu por causa do defeito na sinalização.

 

Com o procedimento, a 15ª Promotoria de Justiça foi acionada para exigir esclarecimentos das partes envolvidas. Além da Prefeitura de Fortaleza, devem ser notificadas a empresa Nova Koasin, que suspendeu os serviços de manutenção há duas semanas alegando falta de pagamento, e a categoria dos agentes de trânsito, que levantou suspeita de sabotagem. “Queremos saber se houve alguma negligência. A Prefeitura atrasou os pagamentos? A empresa não recebia dinheiro, interrompeu o serviço e não foi à Justiça?”, questiona o promotor Antônio Gilvan de Abreu Melo.

LEIA TAMBÉM
Sindicato pede melhores condições para agentes
14 semáforos apresentam falhas em Fortaleza
Mais de 20 semáforos seguem apresentando falhas em Fortaleza
Riscos e acidente

Segundo balanço da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), eram 14 semáforos com defeito – com luz amarela intermitente ou desligados – ontem. Três no cruzamento da avenida Eduardo Girão com a rua Jorge Dumar, no Jardim América. Na tarde de ontem, enquanto O POVO esteve no local, o cruzamento era fotografado por funcionário de uma seguradora de automóveis. “No domingo de Carnaval, um carro quase caiu no canal porque não tinha sinal nem ninguém orientando”, disse Paulo Sérgio Costa, 55, comerciante da área.
Ontem, equipe da terceirizada Sigma tentou reparar o problema por quase duas horas, mas não teve sucesso. Em uma das esquinas, a fiação que liga o semáforo à rede elétrica está danificada. O representante da Sigma não falou com a imprensa.
Somente a Nova Koasin dispunha de tecnologia para consertar semáforos da gestão municipal que exigem mais complexidade, aponta Eriston Ferreira, presidente do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos do Município de Fortaleza (Sindifort). Se o reparo exige troca de placa conhecida como controlador, exemplifica, são necessárias peças não utilizadas nas rodovias estaduais. Consertos mais simples são possíveis com a troca de lâmpadas e o reinício do sistema. Segundo Eriston, a dificuldade está nos semáforos com tecnologia para programação em tempo real.

 

Saiba mais
Conforme o promotor Antônio Gilvan de Abreu Melo, a iniciativa de apuração do MP foi motivada pelas informações noticiadas pela imprensa sobre a pane dos semáforos. Se constatadas irregularidades, a notícia de fato pode ser convertida em ação civil pública. Se identificado crime contra a administração pública, o caso será assumido pelos promotores criminais.
Licitação com a empresa Nova Koasin e as condições do efetivo da AMC também devem ser analisados durante o período de investigação, acrescenta o promotor.
Uma nova contratação emergencial deve ser lançada até o fim desta semana, conforme divulgado pela AMC. O órgão rescindiu contrato com a Nova Koasin alegando abandono do serviço. Por enquanto, agentes e orientadores do Via Livre operam manualmente em alguns cruzamentos.
A AMC afirma ter encaminhado ofício à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social pedindo cópia das imagens registradas nos cruzamentos afetados pela pane.
A intenção é apurar a denúncia de sabotagem e pedir abertura de inquérito policial caso sejam confirmados indícios de sabotagem. Atualmente, o órgão afirma que três equipes do Detran fazem o reparo dos semáforos defeituosos.
O número de semáforos com defeito oscila após consertos e ocorrências de chuva na Capital. Eram 20 com problemas no último dia 19, a quinta-feira após o Carnaval.
No dia seguinte, a quantidade havia diminuído para 12 semáforos. Com a chuva da última segunda-feira, a AMC fez o balanço de 25 semáforos com problemas.

Fonte: Jornal O Povo