O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) promove nesta quarta-feira, dia 4, uma ação educativa com estudantes das redes municipal e estadual de ensino para aproximar os jovens da Instituição. Serão realizadas palestras e debates com promotores de Justiça de diversas áreas de atuação e haverá distribuição de cartilhas. Além disso, será feita a simulação de um júri com os estudantes para discutir a redução da maioridade penal. A atividade terá início às 10 horas, no auditório do Ponta Mar Hotel, em Fortaleza.

O principal objetivo é fazer com que os estudantes cearenses conheçam o papel do MPCE, suas atribuições e importância para a sociedade. A ação integra a programação do 6º Congresso do Ministério Público da Região Nordeste, que será realizado entre quarta-feira (4) e sexta-feira (6), no mesmo local. Este ano o evento discute o tema “Um olhar para o futuro” e vai abordar diversas áreas temáticas, como meio ambiente, violência urbana, drogas e combate à corrupção, além da já citada maioridade penal. O Congresso é destinado a membros do MP.

 

Sobre o Congresso

O 6º Congresso do Ministério Público da Região Nordeste é promovido pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), pela Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e demais entidades de classe do MP do Nordeste, contando com o apoio do MPCE e outras instituições. Entre os nomes com participação confirmada no evento, estão a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia; o procurador-geral da República, Rodrigo Janott; o procurador-geral de Justiça de Rondônia e presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Héverton Alves de Aguiar; o senador Tasso Jereissati; e a controladora-geral de Disciplina dos órgãos de segurança do Ceará.
Para o presidente da ACMP, Plácido Rios, o evento “propicia experiências indispensáveis para maior eficiência e excelência no desenvolvimento dos trabalhos da Instituição”. Durante a programação, serão lançados o Congresso Nacional da CONAMP e o Congresso Internacional da IAP (International Association of Prosecutors), já agendados para o período de 6 a 9 de outubro de 2015, no Rio de Janeiro.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas através do telefone 3265.4600 ou pelo site da ACMP: acmp-ce.org.br/congresso

Fonte: Ascom PGJ/Ceará