Foi realizada na manhã de hoje (16) uma coletiva de imprensa na sede da Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ) para apresentar aos veículos de comunicação o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2014. O documento compreende o ranking das empresas mais reclamadas no Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (DECON), do Ministério Público do Estado do Ceará, além de várias outras informações referentes à atividade do Órgão, que fechou o ano passado com cerca de 27 mil atendimentos. Desse total, 4.458 resultaram em processos administrativos (reclamações), os quais tiveram 94,5% de resolutividade. Em 2013, foram 22.224 mil atendimentos.

A coletiva foi aberta pelo procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado. Além dele, compuseram a mesa o secretário-executivo em exercício do DECON, João Gualberto; o promotor de Justiça Antonio Carlos, também com atuação no DECON; e o deputado Odilon Aguiar, presidente da Comissão de Direito do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado (AL/CE), o qual estava representando o presidente da Casa, Zezinho Albuquerque.

Entre os destaques do balanço estatístico de 2014, estão as áreas mais reclamadas pelos consumidores. No período de 1º de janeiro a 31 de dezembro, o setores que ocuparam os primeiros lugares foram: produtos (49,8%); serviços essenciais (18,57%); assuntos financeiros (17,45%); e serviços privados (9,47%). Já as empresas contra as quais os consumidores mais prestaram queixas foram: 1ª) Oi Fixo/Celular (461); 2ª) Rabelo (167); 3ª) grupo CCE/DIGIBRAS/LENOVO (134); 4ª) Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/EletroShopping/City Lar (94); 5ª) Claro/Embratel (93); 6ª) Magazine Luiza (85); 7ª) WHIRLPOOL/CONSUL/BRASTEMP (84); 8ª) Samsumg (83); 9ª) Bradesco (82); e 10ª) Ibyte (71).

Os dados coletados mostram ainda o ranking das empresas que menos resolveram os problemas registrados no DECON/CE: 1º) TAM (79,25% de resolutividade); 2ª) grupo Ricardo Eletro/Lojas Insinuante/EletroShopping/City Lar (93,62%); 3ª) Bradesco (95,12%); 4º) Sky (95,38%); 5º) Cagece (95,45%). A Claro/Embratel e a Oi Fixo/Celular apresentaram o maior índice de resolutividade, com 98,92% cada.

Os detalhes sobre o Cadastro de Reclamações Fundamentadas serão disponibilizados para consulta pública no site do DECON/CE: http://www.decon.ce.gov.br/