A solenidade de posse da diretoria da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) e do Conselho Superior do Ministério Público se realizou na noite desta sexta-feira (17), no Plazzá Lulla’s Buffet. O Promotor de Justiça que presidiu a Junta Eleitoral, Alcides Jorge Evangelista, abriu a sessão, que se seguiu com o pronunciamento do Promotor de Justiça, Plácido Barroso Rios, que deixa a presidência da ACMP. Ele será sucedido pelo também Promotor de Justiça, Lucas Azevedo.

Rios fez menção à importância da renovação e agradeceu aos ex-diretores, aos funcionários da ACMP e a todos que colaboraram com o trabalho da última gestão, em meio a grandes desafios como a luta contra a PEC 37, as diversas mobilizações e a construção da sonhada sede campestre, hoje uma realidade. Além disso, desejou sucesso e serenidade ao presidente e colegas da nova diretoria “que abraçarão essa difícil e árdua missão”.

A presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Norma Cavalcanti, foi representada pelo vice-presidente, Nedens Ulisses Freire Vieira. “A renovação é a marca do Ministério Público brasileiro”, disse Vieira, que ressaltou em seu pronunciamento a firmeza, coragem e valores do ex-presidente, Plácido Rios, a quem entregou uma placa de homenagem. Vieira também congratulou a diretoria que agora assume a ACMP.

Na sequência, o secretario da Junta Eleitoral, Francimauro Gomes Ribeiro, fez a leitura do termo de posse, que recebeu as assinaturas dos membros da nova diretoria e do Conselho Superior. Após o protocolo das assinaturas, houve a declaração oficial de posse e a benção do bispo Dom Manuel Edmilson da Cruz.

Já empossado, o presidente da ACMP, Lucas Felipe Azevedo de Brito, reafirmou os dois grandes compromissos de sua gestão: combater a corrupção e melhorar as condições de trabalho dos membros do MP. “Nossa diretoria continuará no combate intenso para que propostas legislativas como a PEC 37 sejam derrotadas num futuro muito próximo”, disse. Sobre as condições precárias de trabalho, afirmou que “a ACMP batalhará intensamente para mudar essa realidade”.

Em seus agradecimentos, fez menção ao ex-presidente, Plácido Rios, a todos que o apoiaram no processo eleitoral e aos colegas, a quem pediu união. “Aproveito o ensejo para pedir um novo pacto de união a todos os colegas associados. Precisamos da ajuda de todos e temos a humildade de ouvir cada um de nossos associados. A associação está à disposição dos colegas”, disse.

Estiveram presentes e compuseram a mesa da sessão, além das personalidades já citadas ao longo do texto, o Procurador de Justiça, Eulério Soares Cavalcante, que representou o Procurador-Geral de Justiça, Ricardo Machado; o Procurador Regional da República, Alessander Wilckson Cabral Sales; o Diretor do Fórum Clóvis Beviláqua, José Maria dos Santos, que representou a presidente do Tribunal de Justiça, Iracema do Vale; o vice-presidente da Associação Internacional dos Membros do Ministério Público (IAP), Manuel Pinheiro; o Promotor de Justiça Militar, Jorge Augusto Caetano de Farias; o Corregedor-Geral do Ministério Público, Marcos Tibério Castelo Aires; e o vice-presidente da OAB-CE, Ricardo Bacelar.