A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) ingressou com Requerimento Administrativo perante a Procuradoria Geral de Justiça solicitando a criação do Programa de estágio MP Residente, iniciativa esta oriunda do vizinho Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte (MPRN).

O referido programa foi criado no âmbito do MPRN por meio de Lei Complementar Estadual, sugerindo-se que adote o mesmo procedimento de criação e implementação do programa no MPCE.

Basicamente, consiste na adoção de programa de estágio destinado aos estudantes de pós-graduação em diversas áreas de conhecimento, que tenham obviamente, pertinência com os trabalhos realizados pelo Ministério Público. A implementação do Programa MP Residente potencializará os trabalhos realizados pelos membros do MPCE, além de ser medida que não onerará muito os cofres da Instituição, visto que deverá ser paga somente uma “bolsa” aos estagiários, em valor a ser definido pela Administração Superior.

Em segundo plano, a implementação do programa também traz os benefícios do ingresso na instituição de profissionais com qualificação técnica considerável (estudante de pós-graduaçao) que poderão contribuir para o aperfeiçoamento das atividades do MPCE.