O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MP-ES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Memorial, em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT/ES) e Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES), realizará o “VI Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público” nos dias 15 e 16 de outubro de 2015, no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça.

O evento é voltado para membros e servidores do Ministério Público que atuam nos Memoriais e Arquivos ou que tenham interesse nos temas relacionados à memória e história do Ministério Público. As inscrições estarão disponíveis no site do MPES em breve. As informações referentes ao evento estão disponíveis na página www.mpes.mp.br/encontrodememoriais.

A abertura oficial será no dia 15 de outubro de 2015, às 14h, com uma apresentação cultural. Os palestrantes Ronaldo Barbosa e Élida Gagete ministrarão, às 14h30, o workshop “Espaço museal e expografia: lugares da memória”. Artista plástico e designer, formado pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI), Ronaldo Barbosa trabalha como designer desde 1973 para diversas empresas brasileiras, como Aracruz Celulose, Grupo Tristão, Grupo Águia Branca e Vale. Atuou como professor do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) por 27 anos e foi diretor da Galeria de Arte e Pesquisa da Ufes.

No dia 16, às 9h, o mestre em História Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Marcelo Nogueira de Siqueira, apresentará a oficina “Audiovisual com enfoque em Memória Oral”. O palestrante é professor do Departamento de Estudos e Processos Arquivísticos da Unirio, arquivista do Arquivo Nacional, membro da Comissão Técnica de Avaliação de Arquivos Privados de Interesse Público e Social do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), membro da Câmara Técnica de Paleografia e Diplomática do Conarq e presidente da Câmara Técnica de Documentos Audiovisuais, Iconográficos e Sonoros do Conarq. Por volta das 11h, haverá a reunião de trabalho, com a apresentação das ações desenvolvidas pelos Ministérios Públicos, avaliação da Carta de Maceió e elaboração e aprovação da Carta de Vitória.

A partir das 14h, a atividade cultural contará com o Grupo Congo Mirim da Ilha – Projeto Congo na Escola. A palestra “Educação patrimonial e a construção da história institucional” será exposta, às 14h30, pela coordenadora de Educação Patrimonial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Sônia Regina Rampim Florêncio. Ela é graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com especialização em Sociologia Rural pela Universidade Estadual de Campinas, especialização em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social pela Enap e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Suas experiências de pesquisa e trabalho são: educação de jovens e adultos e educação patrimonial, metodologias participativas.

Haverá um debate programado para as 15h10 e, em seguida, às 16h, será formada uma Mesa de Comunicações sobre temas como: Projetos do Memorial do MP-ES; Projeto “MPT em quadrinhos” e Projeto Cidadão Mirim (MPF/GO).

Os contatos para mais esclarecimentos sobre o encontro podem ser feitos por meio do e-mail [email protected] ou pelos telefones (27) 3194.4560 e (27) 3194.4561.
Fonte: Assessoria de Imprensa