O Procurador de Justiça Anísio Marinho Neto partilhou com os promotores de justiça do Ceará o processo de implantação do Fundo de Reaparelhamento no Rio Grande do Norte, estado onde atua. A palestra foi realizada na manhã da última sexta-feira (16), na sede da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), com transmissão ao vivo pelo Youtube.

De acordo com Anísio, foi necessária uma articulação com os poderes legislativo e executivo, para que o Fundo de Reaparelhamento fosse aprovado. “Mostramos para os deputados que para levar o Ministério Público a todos os recantos do Estado precisamos de recursos”, disse. Argumentos como esse contribuíram para que a população não visse o fundo como um custo e sim como um investimento. “Faço um breve parêntese para destacar que a gente não estava criando nem um tributo a mais. A gente queria, adicionando sobre aquilo que o Judiciário já tinha feito, ter uma parcela, que a gente considerava justa e indispensável para fazer o nosso trabalho”, informou ainda.

Anísio elencou uma série de benefícios que resultaram do Fundo, como as campanhas preventivas e educativas de relacionamento com a sociedade. Entre estas campanhas está o projeto Cinquentinha Legal, que trata das motos adquiridas pelos pais para os adolescentes. “Nossa campanha pede a conscientização, para uso de capacete e registro junto ao Departamento de Trânsito”, disse. Entre as demais campanhas está a de chamamento para a sala de aula; e a de recuperação e prevenção às drogas.