A ACMP participou de uma mobilização na Assembleia Legislativa do Ceará, na última quinta-feira (26), em prol do fundo de reaparelhamento do Ministério Público do Ceará. A partir de uma articulação mediada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, os integrantes do Ministério Público Estadual estão otimistas quanto às perspectivas da instituição para os próximos anos. Além do presidente da ACMP, Lucas Azevedo, também participaram da articulação o Procurador-geral de Justiça, Ricardo Machado, assim como os deputados estaduais Audic Mota e Leonardo Araújo.

Na oportunidade, foram discutidas propostas a serem encaminhadas à Casa pelo Tribunal de Justiça do Estado. Uma delas, conforme o presidente da Associação Cearense do Ministério Público – ACMP, Lucas Azevedo, se daria por meio de projeto de lei destinando 5% das verbas de emolumentos cartorários ao MP. Além disto, está prevista a destinação de 15% das custas judiciais ao Ministério Público para a mesma finalidade, percentual esse que será progressivamente instituído em três parcelas cumulativas e anuais de 5% implementadas nos próximos três anos”Todo o Ministério Público e os promotores agradecem ao presidente Zezinho Albuquerque, que fez todas as tratativas sobre esta demanda junto ao Tribunal de Justiça”, afirmou Lucas Azevedo após o encontro.

Os participantes do encontro aproveitaram ainda para mostrar apoio à campanha‪#‎EuMeImporto, com placas e banner, que tem como objetivo conscientizar os cidadãos sobre os problemas sociais, fortalecendo o senso de responsabilidade e mostrando a ação do Ministério Público na defesa das causas sociais