A promotora de Justiça Camila Gomes Barbosa foi reeleita presidente do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), ficando a vice-presidência com Cláudio Souto Justa, presidente do Fórum de Reconstrução Social. A escolha ocorreu na última sexta-feira (11), na sede do Conselho, na Secretaria da Justiça do Ceará (Sejus). O órgão colegiado estadual tem como finalidade ajudar na fiscalização do sistema penitenciário do Estado e a partir da nova gestão passa a ter participação no programa Ceará Pacífico, do Governo do Estado.

O Copen conta com representantes dos Ministérios Públicos Estadual e Federal; das Defensorias Públicas Estadual e Federal; da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Ceará (OAB); do Conselho Regional de Medicina; do Conselho da Comunidade; de agentes penitenciários e de professores universitários. Segundo Camila Barbosa, o Conselho foi reestruturado neste ano de 2015, sendo a meta para 2016 uma maior participação nas políticas públicas da área do sistema penitenciário.

Camila Barbosa reforçou o compromisso em fortalecer o órgão junto às instituições e a comunidade, levando em consideração a ressocialização, como um caminho a ser seguido no processo de humanização do sistema. Para isso, o órgão conseguiu assento no Ceará Pacífico, programa do governo estadual que prevê ações de redução da violência do Estado. “O sistema de execução penal, o cumprimento da pena e a ressocialização, estão diretamente relacionados com a diminuição da violência”, explica a presidente do Copen.