Pronto para assumir o cargo de procurador-geral de Justiça do Ceará, o promotor Plácido Rios, de 46 anos, diz que quer cortar gastos da máquina administrativa e aumentar a eficiência do órgão. Ele promete realizar auditoria com urgência e investir no combate ao crime e a corrupção. A cerimônia de posse ocorre hoje, a partir das 17 horas, na sede da Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio).

De acordo com o novo procurador, diante do corte de R$ 58 milhões imposto ao Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), é preciso deixar a máquina mais leve e fluida, trabalhar com menos gastos.

“Temos um planejamento para impor nova dinâmica à administração. Pretendemos fazer uma auditoria principal para ter retrato fiel da situação atual. Queremos uma administração mais econômica e eficaz. Imaginamos que possa haver um inchaço (de gastos). Vamos fazer uma boa renovação”, afirma.

Rios

As primeiras mudanças, informa, serão nos cargos comissionados, como centros de apoio e núcleos. Plácido destaca que quer investir na reestruturação de órgãos essenciais de inteligência, como o Grupo de Apoio Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap). “Vamos estruturar melhor esses órgãos física e tecnologicamente. E traremos mais servidores, que atualmente está aquém da demanda”, explica.

Outra novidade da gestão de Plácido serão os esforços para trazer o laboratório de lavagem de dinheiro para o Ceará. O órgão já existe em outros estados e atualmente, o Paraná é referência no assunto, processando réus da Operação Lava Jato.

“Logo de início, vamos trazer o laboratório. Entendemos que a forma mais eficaz de combater o crime organizado é atacar o suporte financeiro, que é o que mantém vivas as empresas do crime”, avalia.

Cerimônia de posse

Quando: 4/1/2016, às 17 horas

Onde: Procuradoria Geral de Justiça (Rua Assunção, 1100, José Bonifácio)

Aberto ao público com acesso livre.

Perfil de Plácido

Atual titular da 8ª Promotoria de Justiça Auxiliar de Fortaleza. Já foi defensor público do Estado por dois anos e professor da Faculdade de Direito da UFC. No MPCE, também atuou como promotor auxiliar da Procuradoria Regional Eleitoral e como coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (Caopel). Foi presidente da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) entre 2013 e 2015. Tem interesse foca e experiência nas áreas de direito criminal.

 

Fonte: Jornal O Povo