Um sábado diferente para promotores e procuradores de Justiça, associados da ACMP, servidores do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), além de juízes e delegados que atuam na causa da infância e juventude. O projeto SENSIBILIZAR-TE, desenvolvido pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ) do MPCE, proporcionou a exibição do documentário “O Começo da Vida” gratuitamente, seguida de uma palestra com o médico pediatra Álvaro Leite, especializado em primeira infância.

O filme “O começo da vida”, dirigido por Estela Renner, é subintitulado como “Um filme sobre o recomeço da humanidade” e traz uma análise aprofundada e um retrato sobre os primeiros mil dias de um recém-nascido, o verdadeiro começo da vida de um ser humano, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta, em que os pais precisam ter o maior cuidado, amor e carinho possível. O documentário também alerta para uma crítica social sobre um possível colapso humano que estaríamos vivendo, a ponto de ser necessário um recomeço.

Para o coordenador do CAOPIJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, a primeira ação do projeto SENSIBILIZAR-TE conseguiu cumprir seu objetivo, levando o público do Sistema de Justiça a uma reflexão do modelo atual da nossa sociedade e de que é preciso, urgentemente, recuperar nossas crianças, dando melhores condições de vida a elas. O promotor de Justiça João de Deus Duarte, representando o procurador-geral de Justiça Plácido Rios no evento, destacou a importância do projeto. “Vivemos hoje diante de uma infância perdida, vítima de uma brutal exclusão social. Momentos como esse são importantes para sabermos nossos papel como sociedade e o que devemos fazer para resgatar nossos adolescentes e acolher as próximas gerações em um ambiente de conforto, segurança e com perspectiva de vida”, afirmou.

A exibição do documentário contou com a parceria do Projeto Prioridade Absoluta do Instituto Alana, organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. “O documentário mostra a importância do cuidado, proteção e promoção dos direitos das crianças nessa fase que é tão relevante para a formação do ser humano. A criança é responsabilidade de todos nós, sociedade, família, Estado, e deve ser nossa prioridade absoluta”, afirmou Isabella Henriques, diretora de Advocacy do Instituto Alana.

Fonte: Ascom MCPE

projeto-sensibilizar-te riomar01 riomar02 riomar03 riomar04