A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) acaba de lançar a Ouvidoria Online. O portal é uma ferramenta de gestão, com o objetivo de aproximar os associados da instituição. Por meio de acesso rápido e prático, os associados poderão manifestar suas críticas, elogios, e sugestões aos diversos departamentos da ACMP. Com a Ouvidoria Online, a ACMP passa a integrar a Rede Participar Brasil, responsável pela gestão de ouvidorias de várias empresas e instituições do país.

Para o presidente da ACMP, Lucas Azevedo, a ouvidoria é uma ferramenta que torna a gestão mais transparente, aumentando também a interação entre a entidade e seus associados. “Queremos nos aproximar ainda mais do nosso associado e usar o feedback dessa aproximação para melhorar nossa gestão e prestar, de forma mais eficiente, um serviço cada vez mais qualificado para todos os colegas do Ministério Público”, afirma.

Ao cadastrar sua manifestação, o associado receberá um protocolo de atendimento via e-mail e SMS, com um prazo para resposta da demanda. Para acessar a Ouvidoria da ACMP, é necessário cadastrar o CPF e criar uma senha no ícone disponível no site da associação. O cadastro é único e disponível para acesso em qualquer lugar do país.

Após o registro da demanda, será possível acompanhar o seu andamento por meio da aba “Minhas manifestações”. Com o protocolo ainda aberto, o associado poderá atualizar a ocorrência, complementando a informação. Além disso, é possível enviar anexos de imagens e documentos.

O ouvidor da ACMP, promotor de justiça Raimundo Filho, diz que a ouvidoria ajudará a identificar os pontos que merecem maior atenção da associação. “O papel principal do ouvidor é administrar o fluxo das demandas apresentadas pelos associados, de forma que se tenha uma resposta mais rápida e eficiente. Para facilitar o acesso do associado e o trabalho da ouvidoria vamos contar com um importante instrumento, que será o “Sistema Participar Ouvidor Online”, que estará disponível na página da associação na internet”, explica.

A ACMP também disponibilizará um terminal de autoatendimento, em fase experimental na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), para ações de ouvidoria itinerante.

 

Vantagens:

– Maior interação com o associado;

– Acesso rápido, prático e seguro;

– Reunião das manifestações dos associados em único canal de comunicação;

– Resposta rápida ao associado;

– Possibilidade de acesso em qualquer lugar do país;

– Envio de demandas para os diversos departamentos e temas da associação;

– Produção de relatório de gestão.