A Associação Cearense do Ministério Público (ACMP) participou na manhã desta quarta-feira (16) da posse de novos membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), durante a 9ª Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça. Foram empossados os promotores de justiça Ana Carolina Lima, Emmanuela Braga Marques, Paulo Hilario Aragão e Vandisa Maria Frota. Os novos membros, que já são associados à ACMP, irão integrar as comarcas de Irauçuba, Poranga, Croatá e Antonina do Norte.
Presidindo a sessão solene, o procurador-geral de Justiça (PGJ), Plácido Barroso Rios, ressaltou o papel dos novos membros na defesa da justiça. “A vinda dos quatro novos colegas só vêm a reforçar o time do MPCE e faz parte da resposta que o MP dá à sociedade em face de momentos tão tenebrosos que estão sendo vivenciados, com o país em guerra contra as organizações criminosas. Estamos todos de mãos dadas formando uma corrente que busca trazer mais paz à sociedade e vossas excelências fazem parte de uma das instituições que tem a função de promover a justiça”, afirmou.
O PGJ também aproveitou a sessão para destacar o esforço do MPCE no combate ao crime. “Estamos recompondo os nossos órgãos de inteligência. Criamos o Núcleo de Investigação Criminal (NUINC) e esperamos que, junto com GAESF, GAECO e PROCAP, estes quatro núcleos ocupem uma sede única e trabalhem juntos, de forma interativa, dialogando entre si e com as demais instituições que fazem a segurança pública do nosso Estado”, informou.
Também compuseram a mesa o corregedor-geral do MPCE, procurador de Justiça José Wilson Sales, a ouvidora-geral e procuradora de Justiça Maria Neves Feitosa, a secretária dos Órgãos Colegiados e promotora de Justiça Sandra Viana Pinheiro e o representante da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), o promotor de Justiça Rafael de Paula Pessoa. O representante da ACMP enfatizou as virtudes no exercício do MP. “Ser um membro do MP é antes de tudo indignar-se diante das injustiças. Esperamos que, diante das dificuldades, vocês sejam firmes e fortes”, disse.
Em seu discurso de posse, a promotora de Justiça Emmanuela Braga relatou o esforço e o que representa a conquista do cargo. “Estamos orgulhosos de fazer parte da instituição que atua não somente como fiscal da lei, mas, principalmente, como guardiã dos interesses de toda a sociedade. Muitos foram os obstáculos ultrapassados, inúmeras privações, porém, sempre estivemos confiantes de que a vitória um dia chegaria. A partir de hoje, desempenharemos a função para qual temos vocação: a busca por uma sociedade livre, justa e solidária”, enfatizou a nova representante do MP que irá representar a comarca de Poranga.
Os titulares da Corregedoria-Geral e Ouvidoria Geral do MPCE deram boas-vindas aos novos promotores de Justiça e se colocaram à disposição para dar a orientação e apoio necessários para superar os desafios que podem surgir. “Com força de vontade e o apoio dos colegas, conseguimos encontrar as soluções para os problemas que vivenciamos e espero que vocês também contem com esse suporte para encontrar respostas às muitas indagações que surgirão”, afirmou o corregedor-geral José Wilson Sales. “A ouvidoria está sempre de portas abertas, estamos aqui para acolhê-los. Espero que vocês sempre encontrem forças para vencer os desafios no nosso anseio de servir essa sociedade tão carente, especialmente no interior para onde os senhores irão”, afirmou a ouvidora-geral Maria Neves Feitosa.